RMVale

Funcionários da Gerdau protestam em Pinda

Manifestação atrasou início do expediente

Escrito por Meon

02 JUL 2025 - 10H04 (Atualizada em 02 JUL 2025 - 14H06)

Funcionários da unidade da Gerdau em Pindamonhangaba realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (2), em resposta à queda na produtividade da fábrica e ao temor de demissões.

A manifestação atrasou o início do expediente em duas horas: os trabalhadores começaram o turno às 9h, em vez das 7h habituais.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o clima entre os trabalhadores é de apreensão, mesmo sem um anúncio oficial de cortes. “A direção da empresa não anunciou volume de demissões ao Sindicato dos Metalúrgicos, porém a categoria está apreensiva com a baixa produção da unidade, que sente os reflexos da instabilidade global no ramo do aço”, afirmou o sindicato.

A fábrica de Pindamonhangaba tem cerca de 2,5 mil funcionários e é voltada principalmente para o setor automotivo.

A recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre a importação de aço também gerou preocupação, embora a medida não afete diretamente a unidade do Vale do Paraíba, que exporta apenas 4% de sua produção para o país norte-americano.

Receba as notícias do dia – clique AQUI

O problema, segundo o sindicato, está no possível aumento da concorrência interna. Com o bloqueio do aço chinês nos EUA, há o receio de que o material excedente seja redirecionado para mercados como o Brasil, pressionando ainda mais a produção local.

A Gerdau ainda não se pronunciou oficialmente sobre o protesto ou sobre possíveis medidas a serem adotadas na unidade de Pindamonhangaba.

NOTA DA GERDAU:

A Gerdau confirma que houve manifestação sindical organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos local em frente à sua unidade em Pindamonhangaba (SP), na manhã desta quarta-feira (2). A companhia reforça que a importação de aço chinês tem causado ameaças à indústria brasileira e aos empregos. A Gerdau ressalta que tem acompanhado as discussões em âmbito setorial com o Governo Federal e os órgãos responsáveis para que sejam adotadas medidas mais adequadas à defesa comercial da indústria nacional do aço e a preservação dos empregos brasileiros.

Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.