RMVale

Fundação Cultural abre inscrição para o Revelando SP

Evento será em Julho em São José dos Campos

Escrito por Meon

13 MAR 2024 - 18H26 (Atualizada em 13 MAR 2024 - 18H37)

Cláudio Vieira

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo publicou, nesta quarta-feira (13), o edital de seleção para interessados de São José dos Campos que desejam participar da próxima edição do Revelando SP, que acontece no Parque da Cidade entre os dias 4 e 7 de julho.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As inscrições começaram nesta quarta-feira e podem ser realizadas até o próximo dia 24 de março. É possível inscrever propostas em três categorias: culinária, artesanato e manifestações artístico-culturais.

O edital completo está disponível aqui.

A seleção das propostas acontece entre os dias 25 e 26. O resultado será divulgado em 27 de março.

São José dos Campos vai sediar, pelo segundo ano consecutivo, o Revelando SP. O festival, que acontece entre os dias 4 e 7 de julho, foi ampliado para outras quatro cidades: Barretos, Iguape, Presidente Prudente e São Paulo.

O festival é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em conjunto com a Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Calendário

O evento começa por Barretos, de 16 a 19 de maio. No mês seguinte, passa por Iguape, de 13 a 16 de junho, e, na sequência, retorna a São José dos Campos, de 4 a 7 de julho. Presidente Prudente recebe o festival entre 8 e 11 de agosto e a capital São Paulo fecha o calendário, de 12 a 15 de setembro.

Revelando SP

Em 2023, o Revelando SP teve duas edições, em São José dos Campos e em São Paulo, nas quais estiveram representados mais de 260 municípios, por meio de 127 atividades culturais.

Na culinária, o festival  oferece uma infinidade de quitutes,  muitos preparados à base de milho, banana e amendoim. Há compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas.

Os artesãos levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado, pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas são representadas  por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões entre outros.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.