RMVale

Ginecologista dá dicas de como evitar os sintomas da TPM

Bebidas alcoólicas são vilãs neste período, saiba o porquê!

Escrito por Meon

28 JUL 2021 - 20H19 (Atualizada em 28 JUL 2021 - 20H40)

Você sabe por que as mulheres têm TPM e o que deve ser evitado para que os sintomas não se intensifiquem? A ginecologista Thais Mascagna Barbi, de 44 anos, de São José dos Campos, explica tudo sobre esse período que precede a menstruação das mulheres.

Reprodução
Reprodução


A ginecologista conta porque a Tensão Pré-Menstrual é comum nas mulheres. “A TPM aparece por uma questão de alteração hormonal que ocorre na mulher durante o ciclo menstrual, interferindo inclusive, no sistema nervoso central. Ocorrendo na fase lútea, segunda fase do ciclo menstrual”, disse a médica.

Thais explica que os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) se dividem entre físicos e emocionais. Os principais sintomas físicos são a cefaleia, acne, dores no corpo, mal estar, cansaço, aumento ou falta de apetite e retenção de líquido, que pode levar ao aumento do peso, inchaço nas mamas e distensão abdominal.

Já com relação aos sintomas emocionais, a mulher pode apresentar depressão, tristeza, melancolia, ansiedade, irritabilidade, insônia, sonolência e dificuldade de concentração.

A médica ainda lembrou que todos esses sintomas podem surgir em graus variados e não significa que terão intensidade igual em todas as mulheres, por conta disso, algumas são mais afetadas do que outras.

Para evitar os sintomas da TPM, a ginecologista deu algumas dicas para nossas leitoras:

O sal, bebidas alcoólicas, carboidratos, açúcares, frituras, refinados e cafeína devem ser evitados, pois em excesso, acabam intensificando ainda mais os sintomas da TPM,

Além disso, a médica deu um alerta especial sobre o álcool, que pode levar à desidratação e piorar os sintomas da TPM, como  cefaleia e irritabilidade. As bebidas alcoólicas, no geral, têm muito açúcar e isso faz com que os sintomas da tensão pré-menstrual se intensifiquem, por isso, a médica indica que, nesse período, o álcool seja evitado!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.