Você sabe por que as mulheres têm TPM e o que deve ser evitado para que os sintomas não se intensifiquem? A ginecologista Thais Mascagna Barbi, de 44 anos, de São José dos Campos, explica tudo sobre esse período que precede a menstruação das mulheres.
A ginecologista conta porque a Tensão Pré-Menstrual é comum nas mulheres. “A TPM aparece por uma questão de alteração hormonal que ocorre na mulher durante o ciclo menstrual, interferindo inclusive, no sistema nervoso central. Ocorrendo na fase lútea, segunda fase do ciclo menstrual”, disse a médica.
Thais explica que os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) se dividem entre físicos e emocionais. Os principais sintomas físicos são a cefaleia, acne, dores no corpo, mal estar, cansaço, aumento ou falta de apetite e retenção de líquido, que pode levar ao aumento do peso, inchaço nas mamas e distensão abdominal.
Já com relação aos sintomas emocionais, a mulher pode apresentar depressão, tristeza, melancolia, ansiedade, irritabilidade, insônia, sonolência e dificuldade de concentração.
A médica ainda lembrou que todos esses sintomas podem surgir em graus variados e não significa que terão intensidade igual em todas as mulheres, por conta disso, algumas são mais afetadas do que outras.
Para evitar os sintomas da TPM, a ginecologista deu algumas dicas para nossas leitoras:
O sal, bebidas alcoólicas, carboidratos, açúcares, frituras, refinados e cafeína devem ser evitados, pois em excesso, acabam intensificando ainda mais os sintomas da TPM,
Além disso, a médica deu um alerta especial sobre o álcool, que pode levar à desidratação e piorar os sintomas da TPM, como cefaleia e irritabilidade. As bebidas alcoólicas, no geral, têm muito açúcar e isso faz com que os sintomas da tensão pré-menstrual se intensifiquem, por isso, a médica indica que, nesse período, o álcool seja evitado!
São José renova com volante Danilo Fidélis até 2026
Jogador é capitão e formado na base do clube
Comissão da Câmara convoca ministro Camilo Santana sobre vagas de medicina para MST
Deputados questionam suposta destinação de 50 vagas em universidade federal ao grupo
Litoral de SP tem 28 praias impróprias para banho
Cetesb atualizou relatório nesta quinta-feira (16)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.