RMVale

Governo de São Paulo prorroga fase emergencial até 11 de abril

Segundo vice-governador, as medidas foram tomadas com base no crescimento dos números da pandemia

Escrito por Gabriel Campoy

26 MAR 2021 - 13H00 (Atualizada em 26 MAR 2021 - 14H10)

Divulgação/Agência Brasil


Em entrevista coletiva concedida no começo da tarde desta sexta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado de São Paulo prorrogou a fase emergencial do Plano São Paulo até o dia 11 de abril. Segundo o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), a decisão foi tomada com base na "insistência de crescimento da pandemia" mesmo com as medidas tomadas pela administração em um primeiro momento.

Algumas cidades do estado, em grande parte as de maior apelo turístico, anteciparam feriados nacionais com o intuito de conter o avanço do vírus. Com isso, o Governo suspendeu a operação descida para o litoral no sistema Anchieta-Imigrantes. Na entrevista desta sexta-feira, foi anunciada também a suspensão da operação descida na Rodovia Tamoios. A gestão ainda afirmou que dará apoio às cidades nas barreiras sanitárias que serão montadas e em blitz para coibir festas clandestinas e aglomerações.


Rede de transfusão de plasma

Outro ponto importante e de esperança tocado na coletiva de imprensa foi a criação de uma rede de transfusão de plasma por parte do Governo Estadual em parceria com o Instituto Butantan.

A intenção é utilizar a coleta do plasma em forma de transplante, em pessoas que já tenham sido contaminadas, que teoricamente já teriam apresentado os anticorpos da doença, e fazer a aplicação em pacientes de estado grave que estão internadas nos hospitais estaduais.


Vacinação para faixa etária de 68 anos em abril

O Governo também anunciou o início da vacinação em pessoas da faixa etária de 68 anos. Esse público deverá começar a ser imunizado a partir do dia 5 de abril. São esperadas 350 mil pessoas com essa idade para serem atendidas. Maiores de 69 anos, deverão continuar a receber as doses normalmente nos próximos dias.

Reprodução
Reprodução


Foi anunciada também nesta sexta-feira, horas antes da entrevista coletiva, a ButanVac, primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19 que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que os testes pela Anvisa comecem em abril e, caso aprovada, o instituto comece as produções em maio e entregue em julho cerca de 40 milhões de doses. Segundo o governador João Doria (PSDB), a vacina será protocolada também junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), para que a mesma acompanhe os testes


Fase emergencial: o que pode e o que não pode funcionar

Atividades religiosas, esportivas e coletivas, que estavam liberadas para acontecer na fase vermelha, de acordo com restrições pré-determinadas, foram suspensas. Demais setores de serviço que tinham autorização para funcionar, como lojas de materiais de construção e retirada presencial de alimentos também foram proibidas. Para instituições privadas foi recomendado que as atividades administrativas sejam realizadas de forma remota.

De acordo com dados do Governo Estadual de São Paulo, as medidas provocarão a remoção temporária da circulação de cerca de 4 milhões de pessoas.

Confira o que está restrito:

- Atividades religiosas

- Academias

- Campeonatos esportivos profissionais, como jogos de futebol

- Lojas de material de construção

- Shoppings

- Comércios não essenciais, como lojas de roupas e restaurantes (delivery 24 horas ou drive thru das 5h às 20h)

- Recessos de abril e outro na rede estadual de ensino antecipados

 -Teletrabalho obrigatório é para atividades administrativas não essenciais

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.