Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Governo Federal deve levar internet para zona rural de São José em 2018

Programa de conectividade digital deve atender moradores da zona norte

Internet para todos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lançamento do programa reuniu políticos, empresários e imprensa

Claudio Vieira/PMSJC

Com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), a Prefeitura de São José dos Campos lançou o programa ‘Internet Para Todos’, que deve levar internet aos moradores da zona rural da zona norte de São José dos Campos. A cidade será uma das pioneiras no projeto de conectividade do Governo Federal.

“Estamos iniciando na região e simultaneamente em outras cidades um programa de inclusão social, que vai promover a justiça social. O Vale do Paraíba e São José dos Campos, por sua vocação e pioneirismo no ramo da tecnologia, onde identificamos a oportunidade de adotar uma força-tarfea, terá o mais rápido possível a implantação da conectividade nas localidades identificadas sem acesso à internet, dando exemplo a todo o Brasil”, comenta o Ministro do governo Michel Temer (PMDB).

Em todo o País já foram identificados ao menos 40 mil localidades que não tem acesso à internet. O projeto, que teve início há dois anos tendo o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas lançado em maio de 2017, começa a apresentar sinais de expansão tecnológica no Brasil, com o teste inicial na RMVale.

Leia MaisHomem é preso por aplicar golpes na compra de carros na internetCorte no orçamento do Inpe ameaça satélites e monitoramento da AmazôniaPresidente da Agência Espacial Brasileira garante lançamento de novo satélite

“Nós estamos colocando o satélite definitivamente na sua órbita final, finalizando os testes até dezembro e, em paralelo, instalando toda a infraestrutura terrestre que vai comunicar com o satélite. A partir de janeiro vamos tornar o satélite utilizável pelos usuários gerais e começar a dar funcionalidade aos programas”, explica Jarbas Valente, diretor operacional da Telebrás, idealizadora dos projetos de conectividade, educação e saúde com a ‘nova’ banda larga.

Toda a inovação, que terá sua primeira experiência em São José, deve ter um custo baixo para a prefeitura, segundo os idealizadores e o próprio Ministro.

“O custo da prefeitura é zero porque o Governo Federal já investiu R$ 2,6 bilhões nesse projeto. A partir desse momento, a prefeitura vai liderar o processo de identificação do terreno para que a antena possa ser instalada, se responsabilizar pela segurança do terreno e equipamentos de vandalismo, custear a demanda de energia e enviar à Câmara um projeto isentando o ISS (Imposto) dessa operação”, diz Kassab.

Felicio Ramuth (PSDB), agora à frente do projeto, deve iniciar o processo de estudo de uma área na zona norte, mas já avalia como positivo o desenvolvimento de um projeto idealizado na cidade.

“Estamos vendo um programa que é fruto de uma política pública desenvolvida em São José, no Parque Tecnológico, que sedia a empresa do projeto, Vizona, que, em parceria com a Embraer, junto da França, lançaram o satélite e retornam para a cidade em forma de prestação de serviço, por meio da internet”, declara Ramuth.

Entretanto, o diretor da Telebrás explica que para atender toda a zona rural, que compete cerca de 70% de São José, é necessária a instalação de diversas antenas em razão do seu alcance.

“As localidades são povoados fora da cidade, na zona rural ou periférica, que têm apenas telefonia fixa, e que agora vão poder utilizar do nosso satélite para receber banda larga. Uma antena pode alcançar até cinco quilômetros de cobertura, podendo colocar várias para ter uma cobertura total. Mas essa decisão é tomada pelo prefeito na assinatura, que já define quantas localidades ele vai querer”, destaca Valente.

A prefeitura não sinalizou quantas antenas serão instaladas ou o número de localidades sem internet a serem atendidas, mas confirmou que após a assinatura do programa, na próxima semana, as equipes devem iniciar o levantamento.

Internet para todos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 Jarbas Valente explana aos convidados sobre o Programa 'Internet para todos'

Claudio Vieira/PMSJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.