Por Meon Em RMVale

Guará negocia a transferência do PS para o Hospital Frei Galvão

2014_hospital_freigalvao_guara_saude940_arquivojornalatos

Vereadores de Guará visitam estrutura que pode abrigar novo PS

Arquivo/Jornal Atos

Vereadores de Guaratinguetá, a convite do secretário de Saúde, Edson Riccomi, e do administrador do Hospital Frei Galvão, Gilberto Nering, fizeram uma visita técnica ao hospital. O local poderá abrigar o Pronto Socorro da cidade. A previsão é que em novembro o Pronto Socorro seja transferido das dependências da Santa Casa para o Frei Galvão, ainda em fase experimental.

De acordo com o presidente da Câmara, Marcelo Meirelles, a visita foi feita em caráter extraoficial e as negociações entre prefeitura e hospital continuam. “O local ficou muito bonito, lembra os consultórios particulares. Do ponto de vista físico, ficou nota dez, nós apenas estamos questionando como será feito os atendimentos que não forem de urgência, pois há intenção de fazer a transferência desses atendimentos para a Santa Casa”, comentou.

Desde o inicio do ano, a população de Guaratinguetá vive a expectativa de mudança no Pronto Socorro da cidade, tendo em vista que a Câmara devolveu aos cofres públicos, no dia 13 de dezembro de 2013, um cheque no valor de R$ 2,4 milhões, resultado da economia feita pelos vereadores naquele ano. Um acordo feito com o Ministério Público, prefeitura e Câmara indicava que o valor deveria ser aplicado em melhorias no Pronto Socorro da cidade.

No final do ano passado e início de 2014, uma notificação em relação às portarias do Ministério da Saúde para a constituição do PS, exigiu que o Pronto Socorro esteja instalado dentro de uma unidade hospitalar, o que inviabilizou a construção de um prédio para abrigar a unidade.

As negociações entre Santa Casa e a Prefeitura não evoluíram. A ideia era que o prédio anexo à Santa Casa fosse ampliado e reformado, mas dificuldades técnicas esfriaram as negociações. A prefeitura cogitou a possibilidade de manter uma parte da estrutura organizacional de referência na Santa Casa, mas a parte física do Pronto Socorro seria transferida para o Hospital Frei Galvão.

Credenciamento 
A prefeitura não pôde realizar obras em um prédio particular, e o Frei Galvão realizou com seus próprios recursos a adequação de um espaço para atender o Pronto Socorro, para que depois a Prefeitura possa fazer o credenciamento e receber os recursos do Estado.

O presidente da Câmara destacou que, caso a prefeitura feche contrato com o hospital Frei Galvão, terá uma despesa mensal de R$150 mil com a instituição.

O vereador João Pita destacou que a possibilidade do local abrigar o Pronto Socorro é muito grande e, no que depender da vontade dos vereadores, ele acredita que a Câmara apoiará. “O local está muito bonito, com mobiliário novo, computadores e ar-condicionado em todas as salas e vai atender a população bem melhor do que está hoje”, destacou.

O vereador salientou que, o Hospital Frei Galvão deve destinar o 5º andar para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e se comprometeu a atender em todas as especialidades.

Com o dinheiro devolvido pela Câmara, o secretário de Saúde sinalizou que está estudando a compra de quatro ambulâncias para atender a população de Guaratinguetá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.