Nesta quarta-feira, 3, a Estância Turística de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, inaugurou a Estação Turismo: Centro de Recepção ao Turista, e a Revitalização do Centro de Guaratinguetá. A obra contou com R$ 2,78 milhões em recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A inauguração contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena; do prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva; do vice-prefeito Régis Yasumura; do secretário municipal de Turismo de Guaratinguetá, Dr. Mário Augusto Rodrigues Nunes; da secretária municipal de Cultura de Guaratinguetá, Aline Damásio; e do Presidente da Câmara de Guaratinguetá, Pedro Sannini.
A obra consiste na execução de serviços de implantação de receptivo turístico, contemplando espaço de convivência, cafeteria, sanitários masculino/feminino/PNE, banheiros, estacionamento para ônibus, pavimentação intertravada. Além de túnel para travessia dos turistas sob a linha férrea, iluminação externa, gradil metálico e vidro temperado para fechamento da área, paisagismo e acessibilidade.
“Guaratinguetá já possui um grande potencial para o turismo religioso, pois o local é lar do primeiro santo brasileiro, São Frei Galvão, e atrai diversos peregrinos todos os anos. Agora, com essa obra de melhoria na cidade, os visitantes serão recebidos com mais conforto, segurança e infraestrutura”, explica Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens.
Localizada a apenas 176 km da capital paulista, Guaratinguetá faz parte da Rota Turística da Fé. Inclusive, Guaratinguetá, em tupi-guarani, significa “muitas garças brancas”. Guará, como é carinhosamente conhecida, conta com uma população de 118.044 habitantes, dispõe de museus históricos e recebe visitantes, em especial, para o Turismo Religioso.
Em território guaratinguetaense, em 1717, foi recolhida das águas do rio a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida, uma vez que, naquela época, Aparecida pertencia a Guaratinguetá. Foi inclusive no mesmo século que ali nasceu Frei Galvão, em 1739. Hoje, a casa onde ele viveu recebe cerca de dez mil visitantes por mês.
Ainda, quando a Estrada de Ferro Central do Brasil uniu São Paulo ao Rio de Janeiro, no século XIX, Guará teve uma estação e começou a crescer a tal ponto que ganhou um dos mais belos teatros do Vale do Paraíba. Atualmente, o local se tornou o prédio onde hoje está a Secretaria de Turismo.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.