RMVale

Ataque hacker tira do ar sistema de empresa de telemarketing que atende SAC de companhia elétrica de São José

Os criminosos deram o prazo de seis dias para a empresa pagar o resgate

Escrito por Meon

19 OUT 2021 - 15H44 (Atualizada em 22 OUT 2021 - 07H53)

Arquivo/Pessoal

No último domingo (17), a empresa de call center Atento Brasil sofreu um ciberataque que deixou os servidores da multinacional espanhola fora do ar em todo o país. 

Em comunicado, a empresa informou que "a fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço".

A Atento também afirmou que sua equipe de segurança está trabalhando para identificar e conter a ameaça antes de colocar os sistemas online novamente. 

A empresa tem uma unidade em São José dos Campos, nas dependências do Shopping Vale Sul. A queda dos servidores prejudicou a EDP Bandeirantes, já que a Atento é responsável pelo SAC da companhia de distribuição de energia elétrica.

A EDP confirmou ao Portal Meon, por nota, que “sua central de relacionamento via telefone, WhatsApp e SMS foi impactada no domingo (17), devido a uma falha na operação da empresa prestadora deste serviço”.

A distribuidora acrescenta que acompanha a situação e que, para diminuir os impactos aos clientes, montou uma estrutura alternativa com 100% das posições de atendimento ocupadas por atendentes da Atento. A medida permitiu retomar o canal telefônico.

Ainda não há previsão para a normalidade operacional da Atento. A empresa teria recebido prazo de seis dias para pagar o "resgate" dos dados, sob risco de que informações dos clientes sejam publicadas na internet. A Atento não confirmou a veracidade da informação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.