O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), em Jacareí, foi oficialmente habilitado para realizar atendimentos de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova estrutura integra o PERSUS II — Plano de Expansão da Radioterapia no SUS — do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso a esse tipo de tratamento em áreas estratégicas. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União em 10 de junho, por meio da Portaria GM/MS nº 7.015.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Com a nova habilitação, o hospital terá capacidade para atender até 60 pacientes por dia via SUS, utilizando a tecnologia de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), reconhecida pela alta precisão e eficácia no combate ao câncer. Além disso, o HSFA conta com uma equipe médica especializada e uma estrutura moderna, oferecendo um cuidado humanizado e com qualidade de excelência.
“Estamos falando de um serviço essencial no tratamento contra o câncer, agora com tecnologia de ponta e uma equipe especializada, disponível pelo SUS. Agora, nossos pacientes de Jacareí não precisam se deslocar para outros municípios, eles serão cuidados na cidade onde moram! Isso garante mais dignidade, agilidade e qualidade no cuidado aos nossos pacientes”, afirmou a secretária de Saúde de Jacareí, Aguida Fernandes.
Receba as notícias do dia – clique AQUI
Em 2024, o setor de Oncologia do hospital já registrava um volume significativo de atendimentos: foram 1.315 internações, 14.151 consultas, 7.562 sessões de quimioterapia e 291 sessões de radioterapia — mesmo antes da habilitação oficial pelo SUS. Com a nova estrutura, a expectativa é reduzir ainda mais o tempo de espera para início do tratamento.
Encaminhamentos e abrangência regional
O acesso aos tratamentos será feito por meio da Regulação Municipal de Jacareí. Inicialmente, o atendimento também abrangerá os municípios de Santa Branca, Igaratá, Caçapava, Jambeiro e as cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. A abrangência pode ser atualizada futuramente, conforme as diretrizes do Departamento Regional de Saúde (DRS-17).
Essa habilitação representa um importante passo para a regionalização dos serviços oncológicos, facilitando o acesso ao tratamento e proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes da região.
Previsão do tempo neste domingo (20) em São José
Clima firme e ameno deve marcar o domingo em São José dos Campos
Felício desponta como favorito em SP caso Tarcísio dispute presidência
Kassab, Nunes, Derrite e André do Prado também estão na disputa
Banda Sinfônica de Taubaté se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão
Concerto será gratuito neste domingo (20)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.