RMVale

Inpe abre votação para escolher nome do novo supercomputador

Sistema promete precisão inédita nas previsões climáticas e já está em fase de testes

Escrito por Meon

19 OUT 2025 - 18H00

Giaccomo Voccio/g1

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu nesta semana a votação popular para escolher o nome do novo supercomputador que será responsável por gerar os alertas meteorológicos em todo o país. Instalado em Cachoeira Paulista (SP), o equipamento promete um nível de precisão inédito, capaz de indicar, por exemplo, em quais regiões de um bairro vai chover e em qual momento.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A campanha, chamada “Um Nome Para o Futuro”, foi lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apresenta quatro opções de nomes para escolha popular: Jaci, Arani, Aracy e Arandu. A votação está disponível nos perfis oficiais do Inpe e do MCTI nas redes sociais e vai até o dia 26 de outubro.

Todos os nomes têm origem em línguas de povos originários brasileiros e seguem o legado do Tupã, nome do antigo supercomputador.

Veja os significados:

Jaci: Deusa da lua na mitologia tupi-guarani, simboliza sabedoria, renovação e equilíbrio.

Arani: Significa “relâmpago” em tupi, remetendo à velocidade e energia.

Aracy: Traduzido como “mãe do dia” ou “aurora”, representa novos começos e clareza.

Arandu: Em guarani, significa “sabedoria”, relacionando-se à capacidade de compreender profundamente o tempo e o mundo.

 Tecnologia de ponta

O supercomputador chegou ao Brasil em 20 de maio de 2025 e foi adquirido em 2024 por meio de licitação vencida pela empresa HPE-Cray, em um investimento de R$ 200 milhões. Ele está em fase final de testes no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em Cachoeira Paulista.

Mesmo em testes, o sistema já opera 24 horas por dia, sete dias por semana, realizando trilhões de cálculos por segundo. A expectativa é de que o equipamento represente um salto significativo na capacidade de processamento de dados do Inpe, aprimorando modelos numéricos de previsão, simulações ambientais e o monitoramento de eventos extremos, como secas e tempestades.

Além de beneficiar o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e a Defesa Civil, que atuam em situações de risco, o novo supercomputador também deve impactar positivamente setores como energia e agricultura, oferecendo previsões mais precisas e detalhadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.