Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Interdição de avenida prejudica comerciantes do Urbanova, em S. José

Estabelecimentos tiveram diminuição no movimento e queda nas vendas

A interdição total da avenida Ironman Victor Garrido, no bairro Urbanova, em São José dos Campos, tem prejudicado o comércio local. Segundo os comerciantes, em menos de um mês, os estabelecimentos tiveram uma diminuição no movimento de clientes e queda nas vendas.

Com as chuvas do fim do ano passado, parte de um muro do condomínio Altos da Serra I, que fica na avenida, cedeu, o que levou a prefeitura a interditar a via pela primeira vez em 21 de dezembro até o dia 6 de janeiro.

Após um estudo feito pela Defesa Civil, a administração municipal voltou a interditar a via. Dessa vez, no último dia 8, e, desde então, a avenida está bloqueada, proibindo a ligação com a avenida Shishima Hifumi. “A Defesa Civil, que faz o monitoramento dos riscos no local desde dezembro, ressaltou que houve um deslocamento na estrutura do muro, com risco de desabamento”, diz a Secretaria de Transportes em nota.

O problema é que entre as avenidas Shishima Hifumi e Ironman Victor Garrido – até o ponto interditado – há no mínimo 12 estabelecimentos que recebiam principalmente os moradores do Altos da Serra I e II.

“Tivemos uma queda na distribuição de cerca de mil litros de combustível por dia após a interdição. Nossos clientes que vinham pela Ironman precisam fazer um retorno que dificulta a parada aqui no posto”, conta Fernando Garcia, gerente de um posto de combustível que fica entre a Shishima Hifumi e a Ironman.

No estabelecimento, a média de venda diária de combustível antes da interdição era de oito mil litros. “É complicado porque criamos uma série de ações para fidelizar os clientes e podemos perdê-los”, diz Fernando.

A comerciante Helen Martins também percebeu uma queda no movimento. “Diminuiu bastante, principalmente os clientes que desciam a pé. É só você observar o movimento agora que está vazio”, disse Helen à reportagem.

Já Walter Cruz, que possui uma quituteira na Ironman, afirma que perdeu 40% do faturamento após a interdição. “Está difícil vir alguém. Nossos principais clientes têm que dar uma 'volta ao mundo' para chegar aqui. Temos uma funcionária que mora há 200 metros daqui, no Altos da Serra I, e agora, também precisa dar uma volta enorme para chegar”, conta.

“A Ironman é a principal via que liga a parte baixa com a parte alta do Urbanova. Se dizem que o muro pode cair, ferir alguém, tudo bem. Mas o que a prefeitura vai fazer?”, indaga Walter, que aponta outro problema. “Com o fechamento da avenida, vários carros fazem o retorno pelo canteiro central da avenida Shishima em frente a um espaço de eventos, só para não ir até o fim da avenida próximo à entrada principal da Univap”, diz.

Outro lado
Em nota, a Secretaria de Transportes informou que a avenida Ironman Victor Garrido foi interditada entre o Residencial Beija Flor e Altos da Serra I, atendendo a uma decisão judicial e que cabe à Justiça a autorização para a liberação da via.

“A medida pedida pelo judiciário busca garantir a segurança de quem circula pela via, já que um muro com 8 metros de altura e 50 metros de extensão, pertencente a um condomínio particular, está com a estrutura comprometida”, diz a nota.

De acordo com a Pasta, como alternativa, os motoristas que saírem dos residenciais Altos da Serra I e II deverão fazer o desvio pela avenida Maria de Lourdes Friggi, acessando as avenidas Possidônio José de Freitas e Shishima Hifumi. “A Prefeitura está cobrando na Justiça que os responsáveis refaçam o muro imediatamente”, informa a Secretaria.

Segundo o presidente da Apras (Associação dos Proprietários do Residencial Altos da Serra 1), Rogério Thomé, "aguarda-se um trabalho de peritagem para o Juiz proferir uma sentença. O nosso residencial permanece atento ao caso e para contribuir na resolução da questão o mais rápido possível", diz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.