A Prefeitura de Jacareí está promovendo a capacitação de 144 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) por meio do Programa “Mais Saúde com Agente”, do Ministério da Saúde. A formação técnica visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde (VS), com foco especial no atendimento a comunidades em situação de vulnerabilidade social.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Um dos módulos da formação é dedicado aos Primeiros Socorros, preparando os agentes para atuarem com agilidade e segurança em situações de emergência, como parada cardiorrespiratória, convulsões, hemorragias, engasgos e quedas.
As aulas foram ministradas nos dias 21 e 22 de agosto, por profissionais da Medicina do Trabalho, na Escola de Gestão Pública – Centro de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores Públicos, da Prefeitura de Jacareí.
Importância da Formação
Além dos primeiros socorros, o curso oferece capacitação sobre temas fundamentais à atuação dos agentes, permitindo uma abordagem mais qualificada e preventiva nas visitas domiciliares.
“A qualificação contínua dos nossos agentes é essencial para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população. Eles estão na linha de frente, em contato direto com as famílias, e esse preparo técnico faz toda a diferença nos cuidados em saúde”, destaca Aguida Fernandes, secretária de Saúde de Jacareí.
Programa Mais Saúde com Agente
O Programa Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde, que busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde, ao qualificar Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias para atender às necessidades, principalmente, das comunidades em situações de vulnerabilidade social.
Os agentes de saúde têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social. O programa realiza a formação desses profissionais, que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população.
SJC: Equipe de ginástica rítmica se prepara para o Mundial
Modalidade tem tido bons resultados em competições
Muro desaba e atinge seis casa em Jacareí
Quatro pessoas ficaram feridas
Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto passa por obras
Serviços de manutenção começam nesta segunda-feira (1)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.