A Justiça suspendeu temporariamente, através de uma liminar (decisão provisória) expedida nesta quinta-feira (28), a reforma da previdência da Prefeitura de São José dos Campos. O relator atendeu parcialmente o pedido do Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais).
O sindicato havia protocolado uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). O pedido foi apreciado pelo relator João Francisco Moreira Viegas do Tribunal de Justiça de São Paulo que entendeu que o trecho que se refere a contribuição de aposentados e pensionistas apresenta possível irregularidade.
“[...] o legislador constitucional prevê a contribuição de aposentados e pensionistas somente no caso de os proventos superarem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social e não correspondente ao valor de um salário mínimo, como posto na lei impugnada. Realmente, nesse ponto, o legislador municipal fugiu do regramento comando constitucional, o que recomenda a suspensão liminar [...]”, apontou o relator.
Com a decisão, os aposentados e pensionistas que recebem a partir de um salário mínimo até o teto estabelecido pelo Regime Geral de Previdência Social (R$ 6.101,06) não terão mais o desconto de 14% conforme havia sido determinado na reforma da previdência dos servidores municipais.
Ou seja, o trecho que se refere a contribuição dos aposentados e pensionistas na previdência municipal foi temporariamente suspenso. O processos seguirá para o STF (Supremo tribunal Federal) onde será apreciado pelo ministro Roberto Barroso.
Procurada, a Prefeitura de São José informou que “vai consultar a Secretaria de Apoio Jurídico para depois se manifestar”.
Rubio ameaça resposta dos EUA após condenação de Bolsonaro
Secretário de Estado americano fala em “caça às bruxas”
Filme "O Agente Secreto" vai representar o Brasil no Oscar 2026
Longa vai concorrer como Melhor filme estrangeiro
SJC: Prefeitura faz parceria com Prontil para agilizar cirurgias do SUS
Serão realizadas 23 operações mensais de postectomia infantil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.