RMVale

SJC: Câmara analisa 41 projetos na sessão desta quinta-feira (16)

Alterações urbanísticas e multa para oficina que adulterar moto estão na pauta

Escrito por Meon

16 OUT 2025 - 15H15

Emerson Galatti/CMSJC

A Câmara Municipal de São José dos Campos realiza, nesta quinta-feira (15), a 59ª sessão ordinária com uma pauta extensa: ao todo, serão 23 projetos legislativos para leitura e 18 para votação. As propostas abrangem áreas como meio ambiente, educação, mobilidade, urbanismo e esporte.

Entre os destaques está o PL 36/2025, do vereador Zé Luís (PSD), em coautoria com Senna (PL), que cria o Programa Qualifica Rural, voltado à oferta de cursos de capacitação e atualização profissional no meio rural. Os mesmos parlamentares também apresentaram o PL 102/2025, que proíbe a comercialização, instalação e uso de escapamentos de motocicletas que emitam ruídos acima do limite fixado pelo Conama, com previsão de multa para oficinas em caso de descumprimento.

Na área ambiental, o PL 134/2025, de autoria de Carlos Abranches (Cidadania), propõe a criação de corredores de fauna em condomínios, com o objetivo de garantir abrigo e circulação segura para animais silvestres. O vereador também é autor do **PL 283/2025**, que institui um programa de educação contra o vício em jogos e apostas nas escolas municipais.

A pauta inclui ainda projetos voltados à valorização de profissionais da educação e ao lazer. O PL 530/2025, de Renato Santiago (União), cria a Carteira Municipal do Docente, que concede benefícios e descontos a professores das redes municipal e privada. O mesmo parlamentar propôs o PL 528/2025, que permite a instalação de praças de alimentação com food trucks em parques públicos e espaços comunitários.

O vereador Fabião Zagueiro (PSD) apresenta duas propostas: o PL 437/2025, que autoriza a instalação de estações de hidratação e vaporização em praças e parques; e o PL 361/2025, que garante agendamento preferencial de consultas e exames para familiares e responsáveis de pessoas com TEA ou síndrome de Down.

A Prefeitura também encaminhou três projetos de lei complementar que promovem ajustes na legislação urbanística — PLC 17, 18 e 19/2025 — para incentivar a regularização fundiária e atrair investimentos na construção civil. As emendas propostas pelas comissões foram rejeitadas, com exceção de uma emenda da Comissão de Justiça e Redação ao PLC 19/2025, que será votada.

Completam a pauta projetos de denominação de vias e inclusão de eventos no calendário oficial da cidade, como o Ciclo pela Vida e Contra as Drogas, em junho (PL 276/2025), e a Marcha pela Vida, no feriado de Corpus Christi (PL 374/2025), ambos do vereador Claudio Apolinário (PSD). Na área esportiva, Marcão da Academia (PSD) propôs os Jogos Católicos - Catholic Games (PL 399/2025), além do PL 409/2025, que autoriza a implantação da primeira pista oficial de atletismo de tartan no município.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.