RMVale

Lentes de contato ou óculos: qual o melhor para você?

Em dúvida por qual escolher? Nós te ajudamos! Descubra as vantagens e desvantagens do uso de lentes de contato e óculos de grau.

Escrito por Meon

08 NOV 2021 - 13H20

Divulgação/Freepik

Na dúvida em escolher entre lentes de contato ou óculos de grau? Realmente é um desafio optar por um, principalmente que precisamos considerar vários aspectos relacionados ao usuário para decidir qual é o melhor.

Com certeza, você vai encontrar pessoas que são a favor dos óculos e outras que são a favor das lentes de contato. E isso é normal, afinal vai depender da adaptação, doenças oculares e estilo de vida de cada indivíduo para definir esta questão. Para você compreender melhor, vamos começar a falar da importância e os diferenciais de cada um. Confira a seguir!

Qual a importância de usar óculos e lentes de contato?

Os óculos e lentes de contato são indicados para pessoas que possuem problemas de visão. Para se ter ideia, conforme o último Censo do IBGE de 2010, mais de 35 milhões de pessoas apresentam algum grau de dificuldade visual no Brasil.

Hipermetropia, presbiopia, miopia, astigmatismo são os principais erros de refração que levam os médicos oftalmologistas a indicar como tratamento a correção óptica. Ambas ferramentas ópticas possuem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas, para obter uma escolha assertiva e tranquila.

Portanto, se você está com dúvidas em qual alternativa optar, vamos mostrar as diferenças entre elas a seguir:

Óculos de grau

Os óculos de grau são os mais convencionais, quando se trata de falar de correção óptica. Geralmente é a primeira opção que o médico indica para o tratamento. Possuem boa durabilidade e pouca manutenção, quando bem cuidados. Uma pessoa que inicia o seu uso, pode sentir tonturas, dores de cabeça e outros sintomas, na fase de adaptação. Ou ainda quando se troca o grau das lentes.

Atualmente, possuem vários modelos, cores, formatos e estilos para todos os gostos. É comum os adeptos aos óculos terem várias armações para diversas ocasiões, já que podem ser consideradas um acessório no visual. Afinal, a questão da estética é outro ponto importante ao escolher as ferramentas ópticas.

Além disso, podem possuir funcionalidades como: proteção contra raios ultravioletas, antirreflexo, fotocromáticas, e até que filtram luz azul danosa, emitidas por aparelhos eletrônicos como celulares, por exemplo, entre outras. E também podem ser bifocais e multifocal.

Para a manutenção, é recomendado fazer a limpeza com uso de água e sabonete neutro diariamente, secando com panos específicos de microfibra. Ter cuidado ao usar, não deixar cair no chão e ainda guardar os óculos com as lentes viradas para cima em sua caixa específica para evitar danos.

As desvantagens ao uso são: as lentes embaçadas em dias chuvosos, ou ainda ao se beber bebidas quentes, e usar saunas. Também ao praticar esportes, já que pode correr risco de cair do rosto e quebrar.

Lentes de contato

É outra opção para corrigir os problemas de visão. Costumam possibilitar maior liberdade ao usuário, já que estão em contato direto com os olhos. Também oferecem um maior campo visual, em relação aos óculos de grau. E ainda não alteram a aparência do usuário, a não ser que opte pelas lentes coloridas.

Com a tecnologia, as lentes de contato estão mais confortáveis ao uso. São disponíveis em dois tipos: rígidas e gelatinosas. O tipo e formato da lente, vai ser escolhido pelo médico, conforme o problema de visão e necessidade individual de cada paciente. Pode ser indicado o uso de colírio para evitar ressecamento dos olhos.

Um ponto a se atentar, é que as lentes possuem prazo de validade, sendo necessário respeitá-los. No início do uso, podem causar desconforto ao colocar, precisa ter maior cuidado em sua retirada, na limpeza e ao armazenar. Também precisa de alguns dias de adaptação. Para desportistas e pessoas ativas, é uma boa opção, já que ao usá-las, não corre risco de atrapalhar durante as atividades.

Por estar em contato direto com os olhos, podem causar irritações e alergias. Além disso, cuidados com higiene são essenciais para evitar inflamações e infecções. Sempre devem ser retiradas antes de dormir, e armazenadas em solução apropriada. Para mais informações sobre como usar lentes de contato pela primeira vez, clique aqui!

Por qual escolher?

Ambos são ótimos recursos para corrigir a visão, oferecem vantagens e desvantagens e devem ser analisadas, junto ao oftalmologista, conforme seu estilo de vida, necessidades oculares, adaptação e ao seu bolso.

O acompanhamento médico é indispensável para as duas opções. O mais importante é você escolher o que vai ser confortável ao seu uso. É comum as pessoas escolherem ambos, afinal, ao não poder usar um, tem o outro disponível. Principalmente, ao escolher as lentes de contato, o recomendado é ter os óculos de grau de reserva, caso você tenha alguma irritação ocular ou outro problema que impossibilite o seu uso.

O importante é optar por qualidade, seja qual for sua escolha, a ótica deve ser de confiança e oferecer lentes de boa procedência. Ficou mais claro os usos de óculos de grau e lentes de contatos? Já tem uma escolha? Compartilhe com seus amigos essas informações para tornar a vida visual deles melhor também!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.