O serviço de travessia passará a ser administrado através de uma concessão
Reprodução
A licitação da nova concessão da travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela deve acontecer no primeiro semestre de 2020 segundo o prefeito sebastianense, Felipe Augusto (PSDB). A atual administradora do serviço, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), foi extinta em setembro. A informação foi dada pelo prefeito em entrevista ao Meon durante a cerimônia de entrega do segundo catamarã – balsa para transporte de pedestres.
A extinção da estatal foi proposta pelo governador João Dória (PSDB) e aprovada na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A partir disso, o Estado fica autorizado a realizar a dissolução, liquidação e a extinção da empresa, que é responsável por desenvolver projetos de rodovias e outras infraestruturas em transporte – incluindo as travessias de balsas.
O serviço de travessia passará a ser administrado por uma empresa privada através de uma concessão. De acordo com o prefeito de São Sebastião, a previsão é que a concessão irá à licitação no primeiro semestre. Para Felipe Augusto, a privatização do serviço é positiva.
“Eu torço para que esse sistema seja privatizado, permitindo que a operação fique menos dependente das dificuldades existentes para reparos de um motor, por exemplo – que na forma atual depende de licitação. Isso permite que a agilidade da iniciativa privada melhore o sistema de travessias”, disse o prefeito.
O Secretário Executivo da Secretaria de Logística e Transportes, Milton Persoli, frisou que o assunto se manteve em pauta, conforme anunciado pelo governador João Doria desde a campanha eleitoral.
“É um processo que está sendo liderado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Governo com o vice-governador Rodrigo Garcia, finalizando os estudos e modelo econômico/financeiro e em breve será publicado um edital de chamada para que possamos entender como o mercado olha esta PPP [Parceria Público Privado]”, disse Persoli.
Na época da aprovação pela Alesp, o governador se manifestou em suas redes sociais e disse que a privatização do serviço de balsas é importante para economia do estado.
"Parabéns aos 64 deputados que votaram favoravelmente à extinção da Dersa, proposta pela nossa gestão assim que assumimos o Governo de SP. Passo importante para enxugar a máquina pública e trazer mais eficiência para os serviços prestados à população", disse o governador em texto publicado em seu Twitter.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.