Por Meon Em RMVale

Lojistas estão otimistas com vendas na Black Friday em São José, diz ACI

Procon alerta consumidores para evitar fraudes durante as compras nesta sexta-feira

empresarios_esperam_vendar_mais_este_ano

Os empresários estão mais otimistas para as vendas deste ano na Black Friday

Reprodução/Antonio Basílio/PMSJC

Os empresários de São José dos Campos estão otimistas com as vendas da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29) em todo o país, segundo a ACI (Associação Comercial e Industrial).   O saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o 13º salário podem influenciar os consumidores a sair para gastar o dinheiro em produtos com descontos.

O varejo brasileiro deve movimentar R$ 3,67 bilhões em vendas na Black Friday deste ano, o maior faturamento com a data em uma década, calculou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Já a pesquisa realizada pela Boa Vista, aponta que quase nove em cada dez empresários (86%) esperam que as vendas de 2019 sejam iguais ou maiores do que as do ano passado. Ao todo, 39% esperam que o faturamento com a data seja superior ao de 2018, enquanto 53% estimam que a receita seja igual e 8%, que seja menor.

De acordo com Humberto Dutra, presidente da ACI, este é um ótimo momento para o mercado. “O comércio está otimista e há uma expectativa maior [nas vendas] nesse ano em relação ao ano passado. Em 2018, cerca de 63% dos empresários entrevistados estavam otimistas, enquanto neste ano 73% acreditam vender mais”, afirmou.

Leia MaisContra fraude durante Black Friday, Procon monitora lojas de S. JoséComércio amplia horário para compras de Natal em São José

As pessoas, no entanto, precisam ficar atentas em relação à compra, tanto em lojas físicas ou de forma online. Jaqueline Bueno, coordenadora do Procon de São José dos Campos, explica que os consumidores precisam verificar os preço dos produtos para não serem enganados com falsos descontos. “A falsa sensação de desconto era muito praticada pelos lojistas quando a Black Friday ficou conhecida no Brasil. Atualmente, os falsos descontos não são frequentes, mas acontecem”, alerta.

Uma orientação é verificar o preço do produto que a pessoa deseja comprar antes da Black Friday em diferentes lojas e, na sexta-feira, quando a compra for efetivada o consumidor faz o comparativo, assim saberá se está sendo enganado ou não.

 A atenção, segundo Jaqueline Bueno, deve estar volta, principalmente, às comprar feitas pela internet. Conforme informado pela coordenadora do Procon, as pessoas tem o hábito de compartilhar links em aplicativos de mensagem ou acessar sites pouco conhecidos. “Esses links são os mais desconfiáveis. A chance de a pessoa ser direcionada para um site fraudulento é muito grande. Então, verifique se o site é de confiança, se é conhecido”, alertou.

Desde o início de novembro, o Procon monitora preços de lojas físicas e online para evitar possíveis fraudes durante a Black Friday. De acordo com o órgão, em 2018 foram monitorados 445 itens e três lojas receberam autuações. Em São José, o Procon fará plantão durante todo o dia e vai oferecer atendimento online pelas redes sociais. O atendimento começará às 9h e vai até as 22h na sexta-feira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.