A Prefeitura de Lorena anunciou na manhã desta terça-feira (27) o registro do primeiro caso de Mpox no município em 2024.
+ Leia mais notícias da RM Vale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Trata-se de um homem de 25 anos que, atualmente, está em isolamento domiciliar. Além desse caso confirmado, há um outro caso suspeito na cidade, envolvendo um homem de 66 anos, que também segue em isolamento domiciliar. Até o momento, um caso já foi descartado pela gestão municipal neste ano.
No Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Secretaria Estadual da Saúde informou que foram registrados 23 casos de Mpox em 2024. Os casos estão distribuídos entre 20 no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de São José dos Campos, dois no GVE de Taubaté e um no GVE de Caraguatatuba. Os números se referem ao período de janeiro a agosto deste ano, mas os dados não permitem identificar o número de casos específicos por cidade.
Até agosto do ano passado, a região não havia registrado casos da doença. Em 2023, foram contabilizados apenas três casos, todos no GVE de São José dos Campos.
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reclassificou a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), um alerta que havia sido inicialmente declarado em julho de 2022 e rebaixado em maio de 2023 devido à queda global no número de casos. A nova reclassificação reflete uma preocupação crescente com o aumento dos casos em algumas regiões do mundo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.