RMVale

Major da PM é convocado para ser árbitro nos Jogos Olímpicos

Marcelo Vinícius será juiz no Taekwondo

Escrito por Meon

29 JUL 2024 - 12H25 (Atualizada em 29 JUL 2024 - 13H24)

Divulgação

O major Marcelo Vinícius Rezende, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 4, na zona leste de São Paulo, foi convocado pela Federação Mundial de Taekwondo para atuar como árbitro nos Jogos Olímpicos de Paris. Com mais de 30 anos na corporação e uma longa trajetória no taekwondo, Rezende comemora a conquista como a realização de um sonho.

Jornada até a convocação

Rezende, que pratica taekwondo desde a infância, participou de três processos seletivos para ser árbitro olímpico: Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). A seleção começa cerca de um ano e meio antes dos jogos, com a Federação Mundial de Taekwondo escolhendo inicialmente 270 árbitros entre os quase 4 mil existentes no mundo. Destes, apenas 26 são selecionados para as Olimpíadas após competições em diferentes continentes. No Brasil, Rezende e uma de suas alunas foram escolhidos entre os melhores da região pan-americana.

Celebração e emoção

Ao saber da convocação, Rezende celebrou com seus familiares, que sempre o apoiaram. “É uma sensação diferente, única. Acho que só vou acreditar quando chegar lá”, disse o major. Ele viaja no próximo sábado (3) e retorna no dia 14 de agosto. Para ele, participar dos Jogos Olímpicos em Paris é especial, dado o forte vínculo histórico entre a Polícia Militar de São Paulo e a França, que ajudou a modernizar a corporação no início do século passado.

Trajetória no taekwondo

Rezende começou no taekwondo aos 9 anos, incentivado pelo pai. Com vários títulos na arte marcial, ele passou a ensinar crianças e adolescentes gratuitamente. Ao ingressar na Polícia Militar, já era árbitro nacional e faixa preta. Ele destaca a importância do taekwondo para a disciplina e autocontrole dos policiais. Seu mestrado em defesa pessoal lhe permitiu treinar polícias na China, Coreia, Malásia e Filipinas.

Legado e impacto

O major vê sua convocação como um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação ao taekwondo e à Polícia Militar. Ele acredita que sua participação nos Jogos Olímpicos será uma oportunidade única de representar a corporação e inspirar outros policiais e atletas a perseguirem seus sonhos.

A história de Marcelo Vinícius Rezende é um exemplo de como a dedicação ao esporte pode abrir portas e trazer reconhecimento, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.