RMVale

Máquinas de solda: 4 principais tipos e quando utilizá-las

Você trabalha com soldagem? Veja as principais máquinas de solda, suas indicações e garanta uma boa qualidade no seu serviço!

Escrito por Meon

13 ABR 2022 - 11H11 (Atualizada em 13 ABR 2022 - 14H38)

Pexels

Os principais tipos de máquinas de solda e como usá-las

As máquinas de solda estão aí para nos ajudar a unir, principalmente, materiais metálicos de forma definitiva. O processo de soldagem garante a segurança da estrutura permanentemente, oferecendo um resultado satisfatório e rápido. Elas unem dois materiais através da eletricidade ou pelo calor, e pode precisar de materiais de preenchimento para essa fusão. Existem vários tipos de máquinas de solda que conduzem esse processo de formas diferentes e são necessárias em diversos serviços que precisam fabricar ou reparar estruturas ou peças. Continue a leitura e conheça quais são os tipos e quando utilizar as máquinas de solda!

Os tipos e indicações de máquinas de solda

Muito comum em indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e automobilísticas, as máquinas de solda possuem uma variedade de modelos com o intuito de auxiliar na produção ou reparo de peças, materiais e ferramentas. Podemos citar as principais máquinas de solda como a MIG e MAG, TIG, soldagem por eletrodos e inversora.

Muitos fatores devem ser considerados no momento da escolha das máquinas de solda, como: tensão elétrica, tipo de soldagem, o material e a espessura dos objetos a serem soldados. Dessa forma, se consegue resultados melhores e mais eficientes. Vamos apresentar os principais tipos de máquinas de solda e quando usá-las:

MIG e MAG

As máquinas de solda MIG e MAG, são muito famosas por serem de simples manejo e semiautomáticas. É um processo que utiliza um arco elétrico sob pressão gasosa, que une a peça a ser soldada com a adição de um metal e um arame. O principal motivo de seu uso é o poder de soldar diferentes espessuras de materiais com um resultado satisfatório, tanto na fabricação, reparação e instalação de estruturas metálicas.

De forma rápida, se consegue operar diversos materiais, como aço e alumínio, com bom custo-benefício, aumento de produtividade e sem deformar os materiais. Sendo uma boa alternativa até para os iniciantes na função. Há modelos de várias marcas renomadas no mercado, com boa estabilidade e ajustes de parâmetros.

TIG

É uma máquina mais leve, mas que necessita de um profissional com experiência para executar as soldagens e alcançar ótimos resultados. A soldagem por TIG é produzida por um arco elétrico entre um eletrodo e uma peça de fusão, que contém proteção gasosa.

É usada de forma ampla em várias indústrias por fazer uma solda limpa e de alta qualidade, porém de difícil execução. Muito utilizada em materiais que possuem a espessura muito fina e que demandam atenção extra no acabamento.

Soldagem com eletrodos revestidos

As máquinas de solda por eletrodos revestidos, conhecidas como MMAs, são as mais antigas na linha de soldagem. Possuem uma estrutura robusta, são manuais, fácil operação, custo mais baixo e atuam à base de um transformador. Podem conter a opção de acoplar um cabeçote TIG, o que aumenta os custos. Não trabalham com todo tipo de material e são mais barulhentas.

Inversora de solda

São opções modernas, leves e sua principal diferença é ser formada por circuitos eletrônicos que fornecem corrente contínua. Por serem mais compactas, são facilmente transportadas para os locais de difícil acesso que precisam de reparos, mas devem ter cuidados por serem mais frágeis a quedas ou impactos.

Como são mais recentes, são mais econômicas e podem ser usadas para soldar diversos tipos de materiais. São potentes e produzem um trabalho mais uniforme, quando comparadas com outras máquinas.

Acessórios, peças e equipamentos para soldagem

Para realizar o processo de soldagem, além da máquina de solda, você pode precisar de acessórios e itens para utilizar durante o processo. Podemos citar os eletrodos, anti respingos, arames, bicos, extensões, tochas, maçaricos, ferros específicos para solda. Por exemplo, os eletrodos para soldagem é uma peça consumível, usada para criar ou abrir o arco elétrico.

Falamos das máquinas, mas não podemos esquecer de falar sobre os equipamentos de segurança que são indispensáveis na execução da atividade de soldagem. Respiradores, capacetes de soldagem com proteção lateral, e também roupas, capuz, luvas e sapatos resistentes ao fogo são os equipamentos de proteção fundamentais para garantir a sua segurança.

Todos os equipamentos de proteção devem ser utilizados de forma adequada durante a execução de solda. Utilize essas máquinas de acordo com as instruções do fabricante, tomando todas as precauções de uso.

Atualmente, essas são as principais máquinas de solda utilizadas por profissionais. Cada uma tem uma forma de fornecer a fusão e unir os materiais metálicos, durante a produção ou recuperação de peças. Atente-se aos materiais, espessuras e outros fatores que indicamos neste artigo antes de comprar sua máquina de solda. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.