O uso de máscaras de proteção facial para sair às ruas é uma recomendação do Ministério da Saúde e vale para todos os estados. Alguns municípios tem até obrigado as pessoas a utilizarem. Assim, as máscaras têm se tornado não só um meio de proteção, mas também um acessório da moda.
“Aos poucos fui percebendo que as máscaras personalizadas podiam ser incluídas no meu dia a dia não só como proteção, mas também como acessório de estilo”, conta Millena Silva de Campos, maquiadora profissional. “No começo fiquei um pouco resistente ao uso das máscaras, pois tinha na cabeça que seriam 'bregas' e me deixariam com 'cara de doente'”, explica a jovem.
“Temos que usar esse acessório, então vamos usar com estilo”, conta Elson Gonçalves de Campos, integrante de uma pequena empresa familiar de confecções em São José dos Campos. A empresa trabalha com modelos personalizados para atender os gostos e necessidades dos clientes, explica. Há desde máscaras de times de futebol até máscaras com personagens de desenhos animados. As máscaras personalizadas saem a partir de R$ 10.
O empresário relata que com a pandemia viu os pedidos da loja serem cancelados ou adiados. Daí surgiu a ideia de confeccionar máscaras de proteção. Depois de alguns testes eles divulgaram o produto nas redes sociais, e então, da noite para o dia, choveram pedidos de todos os cantos. Atualmente a empresa produz entre 100 e 150 máscaras por dia, e além de garantir o sustento da família, complementa a renda das duas filhas e de outras duas famílias que prestam serviços para a empresa.
Luana da Silva, proprietária de uma empresa de costura criativa em Taubaté, conta que para atender a demanda de máscaras durante a pandemia, passou a oferecer um produto cada vez mais personalizado. De modo que o cliente pudesse se identificar com o novo acessório adicionado à rotina, “sendo algo confortável e ao mesmo tempo sofisticado”, explica. Ela conta que o cliente escolhe a estampa do tecido e o modelo para depois a máscara ser confeccionada.
A empresa trabalha não só com as máscaras personalizadas, mas também com kits que combinam a estampa da máscara com faixas de cabelo e toucas. Luana acrescenta que as máscaras de tecido e toucas já faziam parte do portfólio da loja, porém para profissionais. Sendo que, com a pandemia, a procura passou a ser pela população em geral.
“Hoje, além de segura e seguindo todas as normas da vigilância, ainda consigo levar estilo e conforto para o trabalho”, relata Marília Croce Vechies, chef de cozinha e cliente da Luana.
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