Uma criança de dois anos e oito meses de idade morreu de meningite na manhã de quinta-feira (2) em São José dos Campos. Ela teria dado entrada no hospital com quadro de pneumonia, que evoluiu para inflamações nas meninges.
Giovanna Boton, mãe da menina Rebeca, relata que levou a filha na manhã de quinta-feira ao Hospital Clínicas Sul, no Parque Industrial, porque acordou vomitando.
Nas redes sociais, a mãe afirma que o diagnóstico foi tardio, o que teria dificultado o tratamento da criança. Ela conta que a menina reclamava de dores no ouvido e teve infecção de garganta, o que foi tratado com antibióticos receitados pelos médicos.
Ainda segundo Giovana, Rebeca teve de ser reanimada após vomitar incessantemente e desmaiar. A criança teria sofrido seis paradas cardíacas antes de o coração parar de bater.
A mãe enfatizou a dor imensurável de perder a única filha. "Minha filha era uma garota linda, superinteligente, que falava todas as cores em inglês. Era minha única filha. É muita dor", desabafou.
Ao Portal Meon, a Secretaria de Saúde confirmou o registro de óbito da criança na quinta-feira (2), em decorrência de pneumonia, que evoluiu para septicemia, que provocou alterações nas meninges.
A pasta acrescentou que o quadro apresentado pela menina não requer ação preventiva junto aos familiares ou à escola. Também não há relação com o caso de meningite registrado há cerca de dois meses com outra criança, que apresentou outro tipo da doença e recebeu alta médica. “A prefeitura se solidariza com a família neste momento difícil”.
Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus. É importante destacar que nem todos os tipos de meningite são contagiosos ou transmissíveis. A meningite meningocócica, que é um dos tipos da doença, é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas.
--------
Errata: Anteriormente, a reportagem informou incorretamente que a Secretaria de Saúde negou que a causa da morte de Rebeca tenha sido meningite. A nota da prefeitura informa claramente que a menina teve um quadro de "pneumonia evoluindo para septicemia que provocou alterações nas meninges", isto é, ela apresentou um quadro de meningite.
EDP dá dicas de como evitar acidentes em áreas rurais
O uso de maquinário alto traz um alerta sobre segurança
Governo de SP vai capacitar e apoiar a internacionalização de startups
Programa SP Global Tech é gratuito e está com inscrições abertas até 03/04
Brasil define futuro no Circuito Mundial de rugby sevens
Equipe fez melhor resultado da história na última etapa: quinto lugar
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.