Por Meon Em RMVale

Sindicato pede apoio de prefeito em reivindicações à Embraer

Metalúrgicos vão se reunir com Felicio Ramuth (PSDB) na próxima sexta-feira

metalurgicos_embraer

Prefeitura confirmou reunião com o sindicato

Reprodução/Sindicato dos Metalúrgicos de São José

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vão se reunir com o prefeito Felicio Ramuth (PSDB), na próxima sexta-feira (11), para pedir apoio contra possíveis demissões e à reivindicação sobre direitos trabalhistas na Embraer. O encontro está previsto para acontecer às 10h, na Prefeitura.

A reunião foi agendada a pedido do próprio sindicato, que alega que a Embraer estaria “realizando demissões a conta-gotas” desde o início do acordo estratégico com a Boeing para a criação de uma joint venture – o acordo está previsto para ser concluído em 2020.

Nesse meio tempo, porém, a Embraer anunciou contratações, entre elas, a mais recente com 300 vagas para jovem aprendiz em São José e investimentos de US$ 30 milhões na expansão da unidade de Eugênio de Melo.

Além disso, o sindicato deve colocar em pauta também a proposta que teria sido apresentada em uma rodada de negociação com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entidade que representa empresas do setor aeronáutico, no dia 11 de setembro.

Na ocasião, a categoria alega que a Embraer teria proposto reajuste que repõe apenas a inflação, além de reduzir direitos trabalhistas extinguindo da Convenção Coletiva cláusulas que garantem estabilidade no emprego para trabalhadores lesionados e que proíbem terceirização irrestrita nas fábricas. O sindicato, por outro lado, reivindica reajuste de 6,37%, que corresponde à inflação do período, somada a 3% de aumento real e renovação da Convenção Coletiva na íntegra.

A reunião da próxima sexta-feira foi agendada também após a suspensão da greve, que teve início no dia 24 de setembro, marcada por acusação do sindicato de ter sofrido suposta repressão policial e denúncia da Embraer de que sindicalistas teriam impedido a entrada de trabalhadores na unidade Faria Lima. O caso chegou a ser debatido em audiência com o Ministério Público do Trabalho.

Procurada, a Prefeitura de São José dos Campos confirmou que receberá o sindicato e que a reunião contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Alberto Marques, além do próprio prefeito.

A reportagem procurou a Embraer, mas até as 17h desta sexta-feira não havia obtido retorno. 

Leia Também:

Trabalhadores da Embraer entram em estado de greve, diz sindicato

Embraer afirma que agressão a funcionários motivou presença da PM na empresa

Sindicato não poderá barrar entrada de trabalhadores e Embraer terá que disponibilizar espaço para assembleia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.