Por Andressa Lorenzetti Em RMVale Atualizada em 13 OUT 2020 - 16H45

Ministro da Ciência e Tecnologia ressalta a importância do Inpe durante posse de novo diretor em São José

Marcos Pontes reforçou que os trabalhos do Instituto vão além do monitoramento de áreas e que as questões orçamentárias estão sendo analisadas

Neila Rocha/ASCOM-MCTI
Neila Rocha/ASCOM-MCTI


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou na manhã desta sexta-feira (9), da cerimônia de posse do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Clezio de Nardin. A solenidade foi na sede do Inpe em São José dos Campos. Ele foi escolhido para substituir o diretor interino Darcton Damião, que havia sido nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, após a exoneração de Ricardo Galvão.

A comitiva do ministro visitou também o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e conferiu os trabalhos relacionados ao satélite Amazônia-1, que vem sendo testado.

No período da tarde, foi realizada uma coletiva de imprensa. Clezio, nomeado em Diário Oficial no último dia (2), disse que tem recebido críticas e elogios no novo cargo, e reforçou a importância do Inpe para sociedade, onde atua há 30 anos.

"Não existe praticamente um componente de qualidade na indústria nacional brasileira que não seja testado aqui. Nós fazemos muito mais que o monitoramento da Amazônia", disse o novo diretor se referindo aos dados que são fornecidos pelo Instituto e utilizados como base pelos órgãos ambientais para fiscalização e até mesmo pela justiça. Citou ainda que as informações servem como fonte oficial para o trabalho da imprensa, como a previsão do tempo, além da agricultura de precisão com o desenvolvimento de novos satélites.

Marcos Pontes ressaltou que os questionamento sobre a nomeação de Clezio são naturais e abriu a entrevista falando dos trabalhos realizados no local, que são fundamentais para as pesquisas científicas e aeroespaciais no país.

"O Inpe tem uma série de possibilidades, uma série de serviços que presta para o Brasil, vai além do monitoramento de solo, etc. Tem toda a parte de sistemas espaciais, de formação de pessoas, tem a parte de clima espacial, tem muita coisa", pontuou o ministro.

Quando questionado sobre recursos para o Inpe e a atual estrutura do Instituto, sem citar valores, falou que nesta semana conversou com o Paulo Guedes, ministro da Economia.

"Eu falei com ele sobre questões orçamentárias para o programa aeroespacial, ele tem que analisar", acrescentou ainda que foi criada uma secretaria de Fundos e Projetos, que agradou muito Paulo Guedes, pois possibilita métodos de financiamento de outras fontes, que não a fonte orçamentária do Governo.

Aproveitando o gancho do Mês Nacional da Ciência e Tecnologia, disse que o trabalho da ciência nem sempre é visto de maneira completa e que é importante que todos tomem conhecimento.

Chistiane Corrêa
Chistiane Corrêa


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andressa Lorenzetti, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.