RMVale

Monteiro Lobato comemora 142 anos de história nesta quarta

Prefeitura não tem expediente nesta terça-feira (27), apenas serviços essenciais

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

26 ABR 2022 - 16H03

Reprodução

O município de Monteiro Lobato comemora 142 anos de história nesta terça-feira (26), com atrações musicais na Praça Comendador Freire. A última apresentação do dia é às 19h, com a Orquestra Canto da Viola Caçapava.

Também por causa da comemoração, não houve expediente na segunda-feira e nem hoje; os serviços voltam a funcionar na quarta-feira (27).

História

Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município foi denominado de Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira.

Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.

A povoação foi elevada à Freguesia e Distrito de Paz em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté. Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada pela lei estadual.

Reduzida à condição de distrito em 1934, foi incorporada a São José dos Campos, da qual se emancipou em 1948. Um ano depois, ganhou o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, que iniciou sua carreira literária na Fazenda do Buquira. Mais tarde a fazenda do Buquira passou a se chamar Fazenda do Visconde e, depois, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até hoje atrai visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.