O município de Monteiro Lobato comemora 142 anos de história nesta terça-feira (26), com atrações musicais na Praça Comendador Freire. A última apresentação do dia é às 19h, com a Orquestra Canto da Viola Caçapava.
Também por causa da comemoração, não houve expediente na segunda-feira e nem hoje; os serviços voltam a funcionar na quarta-feira (27).
Antes de se chamar Monteiro Lobato, o município foi denominado de Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso do Buquira, Vila das Palmeiras do Buquira e Vila do Buquira.
Na língua tupi, Buquira quer dizer Ribeirão dos Pássaros. O povoado de Buquira foi criado em território de Caçapava e Taubaté sob a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso.
A povoação foi elevada à Freguesia e Distrito de Paz em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté. Buquira só ascendeu à condição de Vila em 26 de abril de 1880 e, depois, a de cidade, em 19 de dezembro de 1900, criada pela lei estadual.
Reduzida à condição de distrito em 1934, foi incorporada a São José dos Campos, da qual se emancipou em 1948. Um ano depois, ganhou o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, que iniciou sua carreira literária na Fazenda do Buquira. Mais tarde a fazenda do Buquira passou a se chamar Fazenda do Visconde e, depois, Sítio do Pica-pau Amarelo, que até hoje atrai visitantes.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.