Por Meon Em RMVale

Novo ‘scanner corporal’ registra 1ª apreensão em prisão de São José

Segundo a imagem registrada, uma cápsula de droga foi encontrada

apreensaocdpsaojose_191117_1

Ao todo, 84 gramas de maconha foram apreendidos com a mulher 

Divulgação

Após a instalação dos body sacanners na região, São José dos Campos registrou o primeiro flagrante. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o fato ocorreu no domingo (19), no Centro de Detenção Provisória (CDP).

Leia MaisHomem é preso com mais de 5kg de drogas em São José Quadrilha é presa com mais de 300 pinos de cocaína em CruzeiroHomem é preso com auxílio do cão da PM por tráfico de drogas

Durante a revista de rotina, enquanto uma mulher de 35 anos passava pela máquina, um objeto estranho foi identificado dentro do corpo da visitante. Segundo a imagem registrada pela máquina, uma cápsula de droga foi encontrada.

Quando questionada a respeito, a mulher admitiu estar com um pacote de droga, que continha 84 gramas de maconha. Ela iria visitar o companheiro, que está detido na unidade.

A mulher foi encaminhada para a Delegacia de Polícia e teve o nome suspenso do roll de visitas. A direção do CDP de São José dos Campos instaurou Procedimento Disciplinar Apuratório para investigar a possível conivência do detento.

Instalação dos scanners 

O edital para a instalação dos equipamentos foi lançado em junho deste ano, com o intuito de que aparelhos permitam que as revistas nos visitantes dentifiquem, por exemplo, drogas e telefones celulares.

Na RMVale, a proposta é que os presídios de Tremembé, Potim, o Hospital de Custódia de Taubaté e os CDPs (Centros de Detenção

Provisória) de São José e Caraguatatuba recebam os scanners até o primeiro semestre de 2018.

O CDP de Taubaté será a única unidade da região contemplada com dois aparelhos. A unidade tem capacidade para 844 detentos, mas abriga atualmente mais que o dobro, 1.843.

Ao todo, serão instalados 165 equipamentos desse tipo em unidades prisionais de todo o Estado de São Paulo. A região tem hoje uma população carcerária de mais de 10.000 presos, segundo números da SAP.   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.