RMVale

Operação policial flagra furto de energia em açougue de Taubaté

Proprietário vai ressarcir concessionária por energia roubada

Escrito por Meon

16 ABR 2024 - 17H02 (Atualizada em 16 ABR 2024 - 17H31)

Divulgação EDP

Uma operação policial realizada nesta terça-feira (16), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou a prática de furto de energia em um açougue  no Parque Sr. do Bonfim, em Taubaté.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O proprietário do estabelecimento foi autuado pela Delegacia Seccional de Plantão Taubaté e encaminhado para prestar esclarecimentos. Ele deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A operação contou com o suporte da Polícia Militar e foi periciado posteriormente pela Polícia Científica. No local, os técnicos da EDP identificaram um artifício que desviava parte do consumo de energia, não permitindo o registro de grande parte da medição de energia pela concessionária. A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia desviada seja superior a R$ 40 mil.

Em 2023, a EDP registrou mais de 5.100 ocorrências de fraudes no Vale do Paraíba. No total, a distribuidora conseguiu recuperar 32 mil megawatts-hora (MWh) desviados. A quantidade de energia recuperada na região seria suficiente para abastecer, por exemplo, Caçapava por um mês.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.