Equipe da DIG de São José dos Campos
Divulgação/Polícia Civil
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba registrou aumento de 17,39% no número de casos de homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) nos 10 primeiros meses deste ano, segundo dados estatísticos da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.
De janeiro a outubro, as 39 cidades que formam a região registraram 378 ocorrências com homicídios e latrocínios, contra 322 casos contabilizados no mesmo período em 2015. Outubro foi o mês mais violento dos últimos seis anos. Foram 47 mortes, 74,07% a mais se comparado com outubro do ano passado: 27 óbitos.
“O número de homicídios de uma forma geral caiu no Estado nos últimos 15 anos. Não digo que o Vale é a região mais violenta do Estado. É preciso estudar cada cidade e região para tentar entender o que está acontecendo e a partir daí a polícia traçar planos para combater a criminalidade”, disse o especialista em segurança pública, José Vicente da Silva Filho.
Segundo ele, a Polícia Militar tem prendido criminosos e atuado no policiamento preventivo e ostensivo, mas ainda falta melhorar o trabalho da Polícia Civil no que diz respeito à identificação de bandidos, estudos de áreas mais violentas e pessoas ligadas ao crime organizado. “O mais importante é que os dois chefes regionais (tanto da militar, quanto da civil), façam estudos dos locais com mais registros de crimes.”.
Posição
No ranking regional, São José é a cidade mais violenta da RMVale. De janeiro a outubro deste ano foram 66 registros de assassinatos, 15,78% a mais se comparado com o mesmo período em 2015, quando contabilizou 57. Só em outubro foram seis homicídios.
Taubaté segue no segundo lugar na lista de cidades mais violentas na região, com 47 homicídios e latrocínios, entre o início deste ano e o último mês. Em outubro foram sete mortes.
Jacareí, que era considerada a cidade mais violenta nos últimos anos, é o terceiro município da região com aumento de 57,14%, com 44 registros de boletins de ocorrências ligados a homicídio e latrocínio de janeiro a outubro. No ano passado, os dados da SSP apontam 28 casos. Só em outubro foram seis homicídios.
De janeiro a outubro deste ano, as quatro cidades do Litoral Norte --Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, tiveram 75 registros de homicídios e latrocínios, 11,26% a menos em comparação com o mesmo período em 2015, quando foram registrados 85 casos.
Outro lado
Por meio de nota, o CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) informou que 'as polícias Civil e Militar estão trabalhando para melhorar os indicadores criminais do Vale do Paraíba, e realizam ações para reprimir o crime na região por meio do policiamento ostensivo e preventivo e da investigação das ocorrências. As iniciativas resultaram em um aumento de 3,75% nas prisões efetuadas - que subiram de 7.911 para 8.208 - e na repressão ao tráfico de drogas - que subiu em 4,43%, de 2.480 para 2.590, se comparado os meses de janeiro a outubro deste ano com o mesmo período do ano passado'.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.