Por Meon Em RMVale

Outubro Rosa: Litoral Norte promove ações para alertar sobre câncer de mama

No mês escolhido no Brasil para campanhas de prevenção ao câncer de mama, as cidades do Litoral Norte têm programação intensa para estimular o diagnóstico precoce da doença. O nome Outubro Rosa já está associado na cabeça da população como um movimento internacional pela saúde feminina que se espalhou pelo Brasil e na região estão ocorrendo diversas ações em prol ao movimento.

As prefeituras das quatro cidades prepararam mutirões para que as mulheres façam mamografias e exames papanicolau, além de palestras, stands educativos e passeatas. Empresas também participam do movimento, como o Cadi (Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem) de São Sebastião que está com a fachada toda cor-de-rosa devido a uma iluminação especial para o mês de outubro.

Pela primeira vez, em quatro anos de existência, o Cadi participa do movimento Outubro Rosa. “Ao ver a sede da empresa de rosa, mesmo que a pessoa não saiba o que é, vai se interessar e querer saber", afirma Gizele Ricotta, gerente administrativa do Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem.

Além da iluminação do prédio, a empresa está realizando uma campanha de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O Cadi está com cartazes, anúncios e banners sobre o tema e também está orientando funcionários, enfermeiros e médicos, bem como enviando mensagens de sensibilização aos clientes. Na semana seguinte ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, dia 19, serão distribuídos laços rosa durante os atendimentos na sede.

Para marcar o Outubro Rosa em São Sebastião, a Secretaria de Saúde promoveu na última quarta-feira uma palestra sobre prevenção de câncer de mama e cuidados com a diabetes no bairro Portal da Olaria, região central da cidade. No evento foram expedidos solicitações de exames para mamografia às mulheres e enfermeiras dos Postos de Saúde da Família que comparecerem no clubinho do bairro.

Isabelle Gonçalves, enfermeira que palestrou sobre o tema, explica que o objetivo foi esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e também promover a solicitação de mamografias àquelas que estão com os exames atrasados. “Divulgamos a ação nos PSFs e agentes de saúde foram as casa para convidar pessoalmente o público feminino e orientar sobre o tema”, afirma.

A moradora do Portal da Olaria, Auxiliadora Costa dos Santos, 62 anos, está em processo de reabilitação em função de fortes medicamentos, após ter sido diagnosticada com um nódulo. Ela comentou ser um processo detalhado e enfatizou a necessidade de cuidados. “Hoje ajudo na conscientização de outras pessoas, incentivando a realização de exames e boa qualidade de vida”, observou.

A palestra também foi realizada na última quinta-feira no salão da igreja do Pontal da Cruz, na região central de São Sebastião.

Mutirão
Em Ilhabela o Outubro Rosa ocorre ao longo de todo o mês com mutirões nas unidades de saúde para a coleta de preventivos e mamografias. Segundo a prefeitura, todas as equipes das unidades de saúde estarão voltadas aos exames para a detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, feitos pelos enfermeiros e médicos da rede.

Na última sexta-feira ocorreu o primeiro mutirão para diagnóstico precoce na Unidade de Saúde da Família no alto da Barra Velha. A Prefeitura de Ilhabela também prestou a homenagem ao movimento com a iluminação rosa da fachada do Paço Municipal. O intensivo seguiu no sábado na Unidade de Saúde da Água Branca.

Durante os eventos ocorreram as coleta de preventivo (papanicolau), exames de mama, palestras, atividades educativas, atendimento psicológico, orientações da assistente social para planejamento familiar e ainda um coffee break com sorteio de brindes.

A programação dos mutirões continua no dia 23, das 17h às 20h, a ação será novamente no UBS Itaquanduba, no dia 25, das 8h às 17h, no UBS Alto da Barra Velha e no Costa Sul (Curral) e no dia 30, das 17h às 20h, no UBS Barra Velha (Ernesto Vieira). Não é necessário o agendamento, basta levar o RG e o cartão SUS.

Passeatas
Em Caraguatatuba haverá na próxima segunda-feira uma caminhada para mobilização e conscientização sobre a prevenção precoce deste tipo de câncer. A concentração será às 8h em frente ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, no bairro Jardim Primavera, e o encerramento será às 10h no pátio do Centro de Atenção Psicossocial, no Indaiá. Os participantes deverão vestir camiseta ou acessório de cor rosa como forma de adesão ao Outubro Rosa.

De 20 a 24 de outubro, a Prefeitura de Caraguá, por meio da secretaria de Saúde, realiza campanha para detecção precoce do câncer de mama em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Na segunda o foco é a realização de mamografias, na terça de papanicolaus, na quarta terá stands educativos, na quinta o Chá de Mulheres com palestra e na sexta oficinas em parceria com a comunidade.

De acordo com a administração municipal, a campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde. O público alvo são as mulheres de 50 a 69 anos e para essa faixa etária haverá encaminhamento a exames de mamografia. Em casos suspeitos, pacientes de 40 a 49 anos também devem ser examinadas.

Ubatuba também promoveu uma caminhada no último domingo que reuniu cerca de 200 mulheres pelo Outubro Rosa. A passeata teve um momento de concentração com aquecimento e dança. Com o intuito de conscientizar a comunidade e alertar para o diagnóstico precoce, elas saíram da Praça de Eventos, no Centro, e foram até o Itaguá com roubas e acessórios cor-de-rosa.

Laço Rosa 
O laço rosa é um marco da luta contra o câncer de mama e simboliza um compromisso com a vida. No Brasil, o movimento Outubro Rosa começou no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, dos 500 mil casos registrados anualmente, cerca de 50 mil são tumores de mama, sendo que um quarto das mulheres tem menos de 50 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. Já em 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária (de 50 a 69 anos) em comparação com 2010, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.