O esporte é algo que podemos concluir que está no sangue do brasileiro. Mesmo com tantos problemas e opiniões contrárias aos Jogos Olímpicos no Brasil, pais levaram seus filhos para verem a passagem da tocha como incentivo ao esporte e exemplo de patriotismo. “Talvez seja a única vez que eles vão poder estar presenciando uma Olimpíada no Brasil e ver a tocha tão de perto”, relata a advogada Camila Vilela, mãe da Milena de dois anos e do Vincius, de seis, que questionou a mãe se um dia ele poderia levar a tocha.
“Ele faz judô e respondi para ele que sendo um atleta, estudando e treinando muito, um dia ele tem grandes chances de levar a tocha. Essa experiência de incentivar o esporte, causar interesse em coisas boas para as crianças e o ponto mais positivo das Olimpíadas”, completa Camila.
1/15
Entre as pessoas que aguardavam o início do trajeto, estava Marcelo Carvalho de 27 anos, portador de Síndrome de Down, que não espera a hora de começar os jogos para torcer pelos atletas brasileiros. “A tocha é super legal, ficou muito chique. Quero que comece logo os jogos para torcer pelo futebol e por todo o Brasil”, conta Marcelo.
O pai do jovem, Demerval Carvalho, aposentado de 64 anos, concorda que o evento mundial tem grande importância, mas que o Brasil não deve deixar legados positivos na história dos jogos. “O evento é muito importante para o esporte e para os atletas. Mas podíamos ter feito desse momento algo muito mais valioso para o Brasil e para o esporte”, relata.
Ao mesmo tempo irmãos dividiam a emoção de viverem juntos esse momento da história do esporte brasileiro. Pedro Henrique, de 11 anos, construiu uma réplica da tocha para Miguel, de seis anos, que contou estar também torcendo pelo futebol. “Estou ansioso para ver a tocha olímpica desde o primeiro dia que ela chegou no Brasil e quero ver o Neymar no futebol”, afirmou o mais novo.
Em todo o percurso era possível ver famílias, curiosos e esportistas acompanhando e festejando a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos. A última condutora, Verônica Hipolito, terminou o trajeto dentro do Parque da Cidade com muitos aplausos e gritos, não conseguindo segurar as lágrimas que representam a emoção de atletas e brasileiros que acreditam na força do esporte.
Contrários
O posicionamento preocupado e contrário às corrupções e gastos excessivos com o Rio 2016 pode ser visto no comentário entre os adultos. No percurso, motoristas buzinavam e gritavam contra a passagem da tocha.
No trecho próximo à praça Afonso Pena, o CSP-Conlutas, formado pelo sindicato dos metalúrgicos, sindicato dos Correios e PSTU, realizou uma manifestação contrária, pedindo que o dinheiro gasto na Olímpiadas tivesse sido revertido para outras áreas de uso da população.
O protesto atrapalhou um pouco do percurso, gerando algumas paradas para tentar controlar o tumulto e liberar a passagem dos condutores.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.