Por Moisés Rosa Em RMVale

PAT e Poupatempo têm 23.272 vagas de emprego em aberto na RMVale

20140312_emprego_andregomesdemelofotospublicas

Apenas 5,9% dos trabalhadores conseguem empregos na região

André Gomes de Melo/fotospublicas.com

Das 28.093 vagas oferecidas pelos PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Poupatempo, apenas 4.821 foram preenchidas nos últimos 12 meses na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Hoje, esses balcões de emprego acumulam 23.272 postos de trabalho em aberto.

O levantamento feito pela Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) do Estado de São Paulo, a pedido do Meon, apresenta um cenário preocupante para a RMVale. Ao todo foram 81.198 encaminhamentos para as ofertas de empregos, mas apenas 5,9% dos candidatos recomendados para o processo seletivo foram contratados. 

O baixo percentual de aprovação dos trabalhadores está ligado diretamente à falta de qualificação profissional ou não enquadramento do perfil do candidato para cargos que não exigem, em sua maioria, graus elevados de escolaridade.

Em geral, as vagas nos PAT e Poupatempo são para vagas de ajudante de cozinha, motorista, analista contábil, auxiliar de enfermagem, auxiliar de escritório, marceneiro, mecânico de autos, vidraceiro, balconista, carpinteiro, pedreiro, caseiro, vendedor, churrasqueiro, copeiro, costureira, cozinheiro, eletricista, empregado doméstico, faxineiro, garçom, entre outros.

Entre março de 2013 e fevereiro de 2014, período que compreende a pesquisa da Sert, das 28.093 vagas ofertadas, a maior parcela foi para São José dos Campos, que teve 14.563 oportunidades de emprego, seguida de Taubaté (3.493) e Caçapava com 2.276 postos de trabalho.

Seleção 
A cidade com o menor número de vagas é Cachoeira Paulista, com apenas 16 oportunidades para 1.573 trabalhadores inscritos nos últimos 12 meses. Para reverter esses dados, o município conta com a inauguração de uma unidade da rede de Supermercado Dia, prevista para junho deste ano.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeira Paulista, Márcio Apolinário, a vinda de uma grande rede para a cidade vai abrir novos postos de trabalhos. “Com o supermercado em Cachoeira, o município terá muitos ganhos, principalmente na geração de postos de trabalho e na oferta de produtos com preços mais baixos para o consumidor”, completou.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Cachoeira Paulista realiza a seleção dos trabalhadores para o novo supermercado. O interessado deve ir até o PAT, na rua José da Silveira Mendes, s/n°, bairro Parque Primavera, na rodoviária. O telefone para contato é (12) 3103-1835.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.