Por Meon Em RMVale

Piloto joseense Jean Azevedo ‘deixa’ o volante para se dedicar à família

Em entrevista exclusiva ao Meon, Azevedo fala um pouco sobre a carreira o momento atual

 

Completando 30 anos de carreira, o piloto joseense Jean Azevedo se acostumou a uma rotina intensa de treinos e viagens. O esforço foi recompensado com muitos prêmios – como os sete títulos do Rally dos Sertões e os 10 troféus do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country – além de 18 participações no Rally Dakar, ficando com a quinta colocação em 2003 – o melhor resultado de um piloto brasileiro – e o sétimo lugar por duas vezes (2005 e 2011).

Apesar da satisfação profissional, a carreira de piloto fez com que Jean não conseguisse passar tanto tempo quanto gostaria junto à esposa Patrícia e aos filhos Mariana e Bruno. Por isso, resolveu diminuir o ritmo a partir de 2016, se concentrando em competições nacionais, que exigem menos deslocamentos.

Vivendo mais intensamente o dia a dia ao lado dos filhos, o piloto foi convidado a participar da campanha de Dia dos Pais do Colinas e assina a ação  do shopping que vai sortear uma moto Honda Africa Twin, eleita a melhor do ano pelo Guia Duas Rodas. Em entrevista, ele falou um pouco sobre suas duas grandes paixões: a família e o esporte.

 

Confira alguns trechos:

- Qual aventura te dá mais prazer? Competir de moto ou a paternidade?

São prazeres diferentes, mas na mesma intensidade.

- Desde pequeno você foi influenciado pelo seu pai e seu irmão (o também campeão André Azevedo) a pilotar. Seus filhos também se interessam pelo esporte?

Meu pai sempre teve moto, gostava de fazer longos passeios, e cresci vendo meu irmão competir. Incentivo o Bruno a andar de moto, mas não para ser competidor. É mais para ele fazer um esporte, poder andar comigo no futuro. Se ele quiser depois, vai depender dele. A Mariana já andou também, mas hoje não liga tanto, está mais focada em jogar tênis.

- Como você lida com os longos períodos de competição, longe da família?

Fiquei muitos anos competindo fora, mas de dois anos para cá, passei a correr só no Brasil, para poder ficar mais tempo em São José com as crianças, que estão crescendo. Sinto que perdi parte da infância deles com tantas viagens, então queria passar mais tempo em família.

- Pensa em voltar a disputar o Dakar?

Em princípio, “já deu” pra mim. Participei 18 anos seguidos, com os melhores resultados brasileiros. É difícil falar que não vou mais participar, porque às vezes a gente recebe uma oferta e acaba indo, mas não tenho nada programado.

- Como está o trabalho desenvolvido em seu centro de treinamento (Offroad School)? O espaço também foi pensado para manter os pilotos junto às famílias?

Sim, se o aluno quer levar a esposa e os filhos, a gente tem como hospedar em chalés reservados. Normalmente o pessoal chega na sexta e fica até domingo. Às vezes o aluno trabalha a semana inteira e não quer ficar longe da família durante o fim de semana, então oferecemos essa possibilidade.

- O que mais gosta de fazer quando está com a família em São José?

Quando tenho um tempo, vou ao parque Vicentina Aranha. Moro próximo ao Colinas Shopping, então tenho o costume de ir a pé para dar uma volta, ir à Praça de Alimentação, ao cinema. Mas mesmo em São José, não tenho muito tempo, porque tem que cuidar da parte física, é uma rotina intensa, estou todo tempo treinando.

- O que a moto oferecida pelo Colinas Shopping no Dia dos Pais tem de especial?

É uma moto com uma tecnologia muito atual, de 1.000 cilindradas. É a moto ideal para quem gosta de aventura. Dá para fazer passeios em estrada de terra, em asfalto, usar no dia a dia na cidade ou em viagens longas.

- Quais os próximos planos profissionais e pessoais?

No lado profissional, como atleta, a gente sempre quer a vitória. Apesar de ter conquistado muitos títulos, enquanto estiver competindo, estarei sempre buscando mais. No mês que vem tem mais um Rally dos Sertões e estou treinando firme para buscar o oitavo título. Pessoalmente, quero ajudar na formação dos meus filhos, não só na parte do esporte, ajudar no que puder e ser um exemplo bom para que eles tenham sucesso na vida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.