Mais de 29.700 residências, comércios e indústrias no Vale do Paraíba foram afetados por interrupções no serviço de energia elétrica no primeiro semestre deste ano devido a ocorrências envolvendo pipas nas redes elétricas. Segundo a EDP, distribuidora de energia da região, foram atendidas 490 ocorrências desta natureza, um crescimento de 29,7% em comparação ao mesmo período de 2024.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Com a chegada das férias escolares e o clima mais seco, a tendência é que mais pessoas buscam essa brincadeira, que é muito saudável, mas merece toda a atenção para evitar acidentes graves e prejuízos com a interrupção do fornecimento de energia.
Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP, reforça a importância de escolher locais seguros e longe da rede elétrica para a prática: “O contato das pipas com a fiação representa um risco enorme de acidentes, que pode até levar a óbito, além de causar grande impacto ao fornecimento de energia. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos. Além disso, caso a pipa fique enroscada nos cabos elétricos, nunca tente resgatá-la”.
Em muitas situações, a tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto no fornecimento de energia aos clientes por meio de manobras automatizadas do sistema. Porém, os transtornos provocados por ocorrências como essas podem ser grandes. Na maioria das situações, equipes técnicas precisam ser direcionadas para o atendimento em campo, realizar a retirada da pipa, limpeza da rede e reparo dos danos causados, e, por questão de segurança, os clientes próximos ao local ficam com o fornecimento de energia interrompido até a finalização dos trabalhos.
Trabalho de conscientização
Uma forma de levar informação de qualidade à população é a Van da Boa Energia, unidade móvel de atendimento, que percorre bairros da área de concessão da EDP, levando os principais serviços realizados na agência presencial, e também disponibilizando conteúdo e atividades sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica.
Dicas de segurança
Dê preferência a áreas abertas, como praças e terrenos descampados, longe de qualquer tipo de instalação elétrica, postes, rede de energia, cabos telefônicos ou antenas de telecomunicação;
Se a pipa ficar presa na rede elétrica, não tente retirá-la. Não use de varas e não suba em estruturas como postes, muros ou lajes. Apenas profissionais treinados da concessionária podem intervir com segurança;
Nunca arremesse objetos nos cabos de energia na tentativa de soltar a pipa — essa prática pode provocar sérios acidentes;
Jamais use cerol ou “linha chilena”. Seu uso é proibido, extremamente perigoso, e as substâncias cortantes podem danificar a camada protetora dos fios, causando curto-circuito e acidentes graves;
Circo na Serra Traz Atrações Gratuitas para o Público em Julho
Evento começa nesta sexta-feira (18) em São Bento do Sapucaí
Ubatuba recebe a Taça Brasil de Surfe
Competição será na praia de Itamambuca após 10 anos
Obras da Prainha Beira-Rio avançam em Jacareí
Foi feita concretagem na quadra e arquibancada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.