Por Elaine Rodrigues Em RMVale

PM e Bombeiros usam redes sociais para conquistar população

20140702_facebookpolicia_divulga

Postagem da Polícia Militar no Facebook

Reprodução/Facebook/Polícia Militar

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana do Vale do Paraíba resolveram investir nas redes sociais como um novo canal de comunicação para aproximar a população do trabalho das corporações.

O 11º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo, que é responsável pelo atendimento nas 39 cidades da região, já tem mais de mil seguidores em sua página no Facebook. A fanpage traz notas sobre ocorrências relevantes, fotografia de projetos realizados, dicas de segurança e diversas outras informações sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros nas cidades da RMVale.

"As redes sociais são ferramentas essenciais para divulgar o nosso serviço, onde toda a população pode nos conhecer e se aproximar mais do Corpo de Bombeiros. As pessoas também podem mandar suas críticas, sugestões e ficar por dentro do que fazemos na nossa região", explica a relações públicas dos Bombeiros na RMVale, tenente Michele César.

Além do Facebook, os bombeiros no estado já usam o Twitter, com notas em tempo real das ocorrências que estão em andamento. Recentemente, o setor de comunicação social da corporação começou a usar também o WhatsApp.

"Temos um grupo interno onde todos os batalhões mandam informações e ainda um grupo com a imprensa para passarmos as ocorrências de forma mais rápida. Antes por telefone era mais difícil levar os detalhes com rapidez, mas agora, com o WhatsApp, é tudo mais fácil", conta a tenente.

Polícia Online
 Já a Polícia Militar começou a usar as redes sociais na RMVale em junho deste ano. Segundo o chefe do setor de Comunicação Social do 1º Comando da Policiamento do Interior, capitão Antero Alves Baraldo, a iniciativa  foi incentivada pelo comando estadual.

"O objetivo é criar um canal de comunicação ágil e eficiente com a comunidade, levando informações de interesse relacionadas à segurança pública. Por meio do Facebook divulgaremos orientações de segurança e ações de policiamento preventivo e ostensivo realizados pela Polícia Militar na Região Metropolitana. Também é um canal de divulgação das boas práticas que estão sendo implementadas em nossa região", ressalta o capitão.    

Para a PM, outro motivo para estar nas redes sociais é a mudança no comportamento e na maneira que as pessoas passaram a se relacionar, inclusive, com os órgãos públicos. "A globalização das relações sociais têm sido potencializadas pelo uso da tecnologia e uma instituição como a Polícia Militar do Estado de São Paulo, com um efetivo de quase 100 mil profissionais de segurança pública, presentes em todas as cidades do Estado, nas vinte e quatro horas do dia, precisa estar em sintonia com essas alterações no padrão de comunicação entre as pessoas", conclui.

Para conhecer as novas ferramentas de comunicação, basta acessar as páginas da Polícia Militar e dos Bombeiros no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.