A pouco mais de um mês da Festa da Padroeira, a Polícia Militar deu início, nesta terça-feira (2), à Operação Romeiro, em Aparecida (SP). A ação tem como objetivo reforçar a segurança dos fiéis que caminham até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que celebra o Dia da Padroeira em 12 de outubro.
O movimento de peregrinos, no entanto, já se intensifica ao longo de todo o segundo semestre, e por isso a operação também se estenderá a outras cidades da região do Vale do Paraíba com forte turismo religioso, como Guaratinguetá, que abriga o Santuário Frei Galvão, e Cachoeira Paulista, sede da comunidade Canção Nova.
O lançamento oficial da operação contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo, além de comandantes da Polícia Militar e outras autoridades.
Segundo Felício Ramuth, a operação foi antecipada neste ano para atender pedidos de prefeitos e líderes religiosos.
“Nós antecipamos a Operação Romeiro neste ano para atender a um pedido dos prefeitos, da Basílica e dos santuários, para que a gente possa garantir toda a segurança aos fiéis nos percursos, já a partir deste mês”, afirmou o vice-governador.
Reforço no efetivo e novas viaturas
Durante o evento, o governo do Estado anunciou um investimento de R$ 3,3 milhões para a compra de 22 novas viaturas, que serão destinadas à operação. O policiamento também será reforçado em pontos estratégicos das principais rotas usadas pelos romeiros:
Rota da Luz – com 195 quilômetros de extensão, partindo de Mogi das Cruzes.
Caminho da Fé – com 300 quilômetros, iniciando em Águas da Prata.
Com a operação, a expectativa é garantir mais segurança e tranquilidade aos milhares de fiéis que se deslocam a pé até Aparecida no período que antecede o feriado da Padroeira do Brasil.
Ilhabela celebra 220 anos nesta quarta-feira (3)
Cidade fará programação cultural, esportiva e histórica durante o mês
Defesa de Bolsonaro aponta falhas e politização em julgamento
Veja principais tópicos da argumentação oral
Tecnovix destaca a força do relacionamento com clientes no setor de tecnologia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.