Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Polícia Militar vai cobrar ações das prefeituras sobre falta de infraestrutura em bairros

20140625_policia_ronda_pm_flavio_pereira

PM sugere melhorias em infraestrutura para garantir mais segurança 

Flávio Pereira/Meon

A partir de julho, as prefeituras da RMVale e de todo o Estado de São Paulo passam a ser cobradas sobre sugestões e relatórios recebidos da Polícia Militar sobre falta de infraestrutura nos bairros, que tornam alguns locais inseguros, como falta de iluminação pública, mato alto e imóveis abandonados.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a confecção do chamado Raia (Relatório sobre Averiguação de Incidente Administrativo) já é uma pratica cotidiana dos policiais desde 2004. O que muda a partir de agora, de acordo com a pasta, é um acompanhamento mais efetivo junto às prefeituras por parte da secretaria.

"Muitos problemas que afetam a segurança da população não são de competência da polícia, porém impactam na segurança pública e trazem sensação de insegurança", destaca o capitão Arlindo Soares de Albergaria Henriques da Silva Junior, do CPI-1 Comando de Policiamento do Interior) em São José.

A resolução SSP 54/2014 publicada em 24 de maio de 2014, permite que além das administrações municipais, também sejam cobrados outros órgãos públicos ou entidades responsáveis pela reparação de problemas de infraestrutura que geram insegurança.

Parceria
Em São José dos Campos, a prefeitura afirma que a parceria com a Polícia Militar vem de longa data. "Temos uma cooperação aqui com a PM que vai além desses relatórios. A polícia está sempre conosco, participa regularmente das reuniões dos Conselhos de Segurança e acompanha de perto nosso trabalho", afirma o secretário de Defesa do Cidadão de São José, José Luis Nunes.

Para Nunes a resolução vai ser positiva especialmente para cidades que ainda não firmaram este tipo de parceria. "As prefeituras só ganham com essa aproximação com a PM", destaca o secretário que conclui: "Em São José, a PM está tão envolvida com nosso trabalho e nós com o deles, que eles já ligam direto para a secretaria onde precisam de ajuda, nem precisam mais passar por triagem. Se é capina ou se é falta de iluminação, sabem onde conversar".

Dados
A SSP ressalta que a nova resolução faz parte do programa São Paulo Contra o Crime -conjunto de ações estratégicas na área da segurança pública- iniciado em maio de 2013 para mudar os índices de criminalidade no estado.

Dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela pasta revelam que, em relação ao mesmo período do último ano, houve queda de 6% no número de homicídios na RMVale. Contudo, a região ainda se mantêm entre as mais violentas do estado, com 166 homicídios registrados apenas nos quatro primeiros meses de 2014.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.