RMVale

Caçapava divulga documento para Carteira do Passageiro Especial

Benefício garante gratuidade no transporte

Escrito por Meon

20 MAI 2025 - 13H21 (Atualizada em 20 MAI 2025 - 13H46)

Reprodução

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os documentos necessários para a solicitação ou renovação da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES). Esse benefício é destinado a pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, congênita ou adquirida, que tenham comprometimento na capacidade de trabalho.

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !

A CIPES garante a gratuidade no transporte público municipal, visando promover inclusão social, autonomia e qualidade de vida para os beneficiários. Para solicitar a carteira, os interessados devem apresentar cópias legíveis de documentos como RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência atualizado, relatório médico com CID (Classificação Internacional de Doenças) e exames complementares, carteira de trabalho, contatos telefônicos e e-mail, foto 3x4 recente, entre outros.

Receba as notícias do dia - clique AQUI

Além disso, é preciso apresentar documentos obtidos pelo site do INSS, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Extrato Previdenciário, com validade de até 30 dias. O relatório médico original deve conter a descrição da doença, diagnóstico com CID, laudo de exames, grau de limitação e informação sobre a necessidade de acompanhante, com assinatura e carimbo do médico responsável.

Para casos de saúde mental, o relatório deve detalhar a limitação funcional, tratamentos, medicações, prognóstico e necessidade ou não de acompanhante. Em caso de perda, furto ou roubo da carteira, é obrigatório apresentar Boletim de Ocorrência. Para renovação, os documentos devem ser entregues até 30 dias antes do vencimento da carteira atual.

Após a entrega da documentação, o beneficiário será encaminhado para avaliação médica obrigatória para confirmar o direito à isenção tarifária. A presença do beneficiário com todos os documentos é indispensável nesse processo.

A iniciativa da Prefeitura visa garantir o acesso ao transporte público como direito legal, promovendo mobilidade e independência para pessoas com deficiência em Caçapava.

Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.