A medida visa eliminar o controle de frequência (documento em papel)
Claudio Capucho/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou no dia 29 de setembro, um projeto piloto para desburocratizar e automatizar o cadastro dos estudantes e a venda de passe escolar. O novo sistema vai permitir às instituições de ensino o cadastro online dos estudantes e o envio dessas informações ao Consórcio 123, formado pelas três empresas que operam o transporte urbano na cidade, Viação Saens Peña, C. S. Brasil e Expresso Maringá do Vale.
Segundo a Secretaria de Transportes de São José, a medida vai eliminar o uso do controle de frequência, documento em papel que o aluno precisa carimbar mensalmente na instituição de ensino e no consórcio na hora de fazer a recarga do cartão. A empresa Urbe Mobile, de São José, firmou uma parceria com o Consórcio 123 e foi a responsável pelo desenvolvimento do sistema chamado de e-Passe.
"A ideia é dar mais agilidade e conforto aos usuários do Bilhete Único Escolar. Neste momento será implantado um projeto piloto para iniciar os testes e tirar as últimas dúvidas do funcionamento. Este projeto será testado em três escolas, uma particular, uma estadual e uma municipal, e vai durar até o fim deste ano", afirma Giovani de Oliveira Dias, diretor executivo da Urbe Mobile.
"Hoje para fazer o pedido da carteirinha escolar de recarga, o aluno precisa ir até o consórcio e preencher uma ficha, levar a ficha até a escola, que também precisa preencher com algumas informações e voltar para o consórcio, onde retira a carteirinha e o papel de controle de frequência. Depois disso, precisa pegar todo mês o carimbo de confirmação de frequência na escola e levar até o consórcio para recarregar o cartão. Com o sistema, ele só vai precisar levar a carteirinha até o consórcio", explica Giovani.
De acordo com o diretor executivo da Urbe Mobile, a intenção é que já para o próximo período escolar, as escolas com o maior número de estudantes já estejam utilizando o sistema. A previsão é que até dezembro o sistema esteja pronto para atender 90% do público escolar e até fevereiro atinja os 100%.
A partir da implantação do novo sistema, as escolas poderão utilizar o banco de dados dos estudantes e informar ao consórcio quais têm interesse no Bilhete Único Escolar. Já os alunos, poderão consultar pela internet quando o cartão estará disponível para a recarga e se dirigir diretamente ao local para a compra.
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