Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 09 ABR 2021 - 17H50

Educação 5.0: projeto integra ensino e tecnologia e lança parceria com o Google em São José

Além de novos locais para produção de conteúdo digital para a educação, a prefeitura fornecerá 4.500 chromebooks aos professores e 10.000 chips de internet para alunos em situação de vulnerabilidade


A prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta sexta-feira (9), o projeto “Educação 5.0” que integra ferramentas tecnológicas no ensino municipal de maneira definitiva. Esta nova etapa do modelo de ensino joseense contará inclusive com uma parceria com o Google for Education.

A “Educação 5.0” consiste em diversas soluções tecnológicas que passarão a fazer parte do dia a dia dos alunos e professores; as principais delas são:


Implantação do Cite – Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais

O Cite está instalado no Cefe (Centro de Formação do Educador) que fica localizado no Parque da Cidade, zona norte. Este local é um espaço com diversas ferramentas para produção de conteúdo digital para a educação. No Cefe há:

- Estúdios de gravação de aulas e lives educativas;

- Cabines individuais para transmissão de aulas online e/ou atendimento

- Infraestrutura de Tecnologia da Informação

- Equipe de professores especialistas em produção de conteúdos digitais


Implantação do Google for Education

A parceria consiste na integração e gestão de todo conteúdo educacional através das ferramentas do Google. Serão criados cerca de 4.000 e-mails para professores e mais de 38 mil para alunos do Ensino Fundamental.

A partir disso, alunos e professores irão interagir através das plataformas Google como, por exemplo, o Google Drive para compartilhamento de conteúdo e atividades e o Google Sala de Aula para a transmissão das aulas online.


Escola Virtual

Mesmo com a nova parceria com o Google, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da prefeitura continuará funcionado. Os alunos que não frequentam as aulas presenciais continuarão sendo atendidos por essa plataforma e terão acesso a materiais de consulta, videoaulas e exercícios.


Portal EduSJC

Este portal é o novo site de acesso às Tecnologias Educacionais. Essa plataforma reunirá todos os conteúdos de pesquisa, materiais educativos e atividades da rede de ensino.


Escola de Formação do Educador

A Escola de Formação de Educadores é um novo modelo de preparação dos professores da rede municipal de ensino. Antes de iniciarem suas atividades em sala, ou seja, antes de começarem a dar aulas de fato, os pedagogos passarão por uma capacitação .

Os educadores participarão de seminários, palestras, congressos, cursos, além de capacitação em práticas pedagógicas inovadoras. Também haverá formação continuada de professores e gestores nos formatos presencial, semipresencial e EAD.


Ceja – Centro e Educação de Jovens e Adultos

O Ceja consiste em um novo modelo do EJA (Educação para Jovens e Adultos) em que o aluno recebe o material educacional para estudar em casa, mas tem uma unidade de referência que serve de apoio na formação.

Esta unidade de referência está localizada no Cefe e lá o aluno fará a retirada dos materiais, poderá usar o espaço para estudar, receberá atendimento presencial de professores e fará as provas presenciais.

O local funcionará nos três períodos (manhã, tarde e noite) de segunda à sexta-feira. Há 500 vagas abertas para o Ceja.


Programa Família Educadora

Este programa tem o objetivo de capacitar a família a auxiliar no ensino do aluno. Neste primeiro momento, a prefeitura abriu 1.000 vagas para a formação online. O objetivo é integrar escola e família, estimular o acompanhamento dos estudantes pelos familiares e transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre educação. A formação terá três etapas:

- Estudando em família

- Empreendedorismo

- Educação Financeira


Além dessas novas ferramentas, para a Educação 5.0 a prefeitura adquiriu 4.500 Chromebooks (notebooks com sistema operacional Google) para os professores do ensino municipal, 10.000 chips de internet que serão distribuiudos para alunos em situação de vulnerabilidade social e implantou o sistema Wi-fi gratuito em 839 salas de aulas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.