Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 16 OUT 2020 - 16H57

Primavera: conheça os alimentos da estação

Nutricionista ensina receitas fáceis com alimentos do período

Reprodução/AgênciaBrasil
Reprodução/AgênciaBrasil


A primavera é conhecida como a estação das flores. Mas ela também é rica em opções de frutas, verduras, tubérculos e legumes. A estação que teve início em meados de setembro segue até meados de dezembro.

Confira abaixo alguns alimentos típicos da estação, conforme a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Codeagro:

Outubro

Abacaxi, bananas nanica e prata, goiaba, jabuticaba, laranja pêra, mamão papaia, manga, melão, batata, beterraba, inhame, rabanete, abobrinha, berinjela, chuchu, couve-flor, pepino, pimentão, tomate, vagem, agrião, alface, almeirão, espinafre e rúcula.

Novembro

Abacaxi, bananas nanica e prata, goiaba, laranja pêra, manga, melancia, melão, abobrinha, berinjela, pepino, pimentão, tomate, vagem, alface, almeirão e rúcula.

Dezembro

Abacaxi, goiaba, laranja pêra, mamão formosa, manga, melancia, melão, cenoura, berinjela, pepino, pimentão, tomate, vagem, alface, almeirão e rúcula.

Receitas fáceis

A nutricionista Paula Gomez comenta que na primavera há uma grande variedade na safra de verduras, frutas e legumes. Dessa forma, é possível variar bastante a alimentação e a ingestão de nutrientes. O que é importante, visto que “nessa época do ano pode haver constante variação da temperatura, colocando nossa imunidade à prova”, diz Paula.

A especialista comenta também que no calor o corpo pede por alimentos de mais fácil digestão, “como folhosos, frutas frescas, preparações a vapor, grelhadas ou assadas”. Ela destaca ainda que a atenção com a hidratação nesse período deve ser reforçada.

Confira abaixo algumas receitas com alimentos da primavera separadas pela nutricionista:

Salada de frutas

Com tanta variedade de frutas na primavera, uma salada é uma boa opção. Que tal juntar as suas frutas preferidas da estação em uma tigela?

Carpaccio de beterraba

Ingredientes:

- 2 beterrabas

- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

- suco de 1 limão

- 1 cebola branca cortada em fatias bem finas

- sal e pimenta-do-reino a gosto (ou outro tempero de sua preferência)

Modo de preparo:

Cozinhe a beterraba na panela de pressão por 10 minutos ou na panela normal até que fique macia, mas não muito. Num recipiente, coloque o azeite, o suco de limão, o vinagre de maçã, o sal, a pimenta e a cebola. Descasque a beterraba e corte em fatias bem fininhas. Disponha as fatias em um prato e coloque o molho com as cebolas por cima. Você pode enfeitar com rúcula ou outra verdura de sua preferência.

Inhaminho

A nutricionista comenta que a receita é uma ótima opção para substituir os danones industrializados para as crianças.

Ingredientes:

- 1 e ½ inhames descascados e cozidos em pedaços pequenos

- Aproximadamente ½ caixa de morango

- 1 banana nanica madura (se quiser deixar mais adocicado, até porque nessa preparação não vai nenhum tipo de açúcar e nem adoçante)

Modo de preparo:

Descasque e cozinhe bastante os inhames. Bata o morango, os inhames e a banana (se desejar) no liquidificador ou mixer. Coloque para gelar e depois estará pronto. Se quiser, pode congelar.

Tomate recheado

Ingredientes:

- 6 tomates maduros

- 1/2 colher de chá de sal

- 6 dentes de alhos fatiados

- 3 colheres (sopa) de azeite

- 2 xícaras e meia de chá de ricota

- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

- 1 colher de chá de orégano

Modo de preparo:

Corte a tampa dos tomates e deixe o interior oco. Polvilhe o sal dentro e escorra. Doure o alho em 1 colher sopa de azeite. Retire e reserve. Deixe a ricota amassadinha. Transfira para uma vasilha e misture o queijo, o orégano e o alho reservado. Recheie os tomates e regue com 1 colher e meia de sopa de azeite. Coloque em uma assadeira untada com o resto do azeite e asse por 15 minutos. Nessa receita, a sugestão de recheio foi a ricota, mas use a sua criatividade e recheie com o que achar gostoso.

Tigela de folhas

A dica é misturar em um recipiente várias folhas, com molhos e acompanhamentos de sua preferência, como cogumelos refogados e tiras de peito de frango.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.