RMVale

Primeira avaliação larvária do ano tem o menor índice em seis anos aponta prefeitura de São José

Uma das ações para combater o mosquito transmissor da dengue é o fumacê; confira programação do serviço para os próximos bairros

Escrito por Meon

27 JAN 2021 - 10H16

Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado da primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) deste ano realizada no município. O IB (Índice Breteau), que aponta o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, chikungunya e zika, ficou em 0,5.

Segundo a Secretaria de Saúde, o resultado é considerado satisfatório para a estação e ficou dois pontos menor que o registrado no mesmo período do ano passado, que apontou 0,7. Este é o índice mais baixo dos últimos seis anos. Em janeiro de 2016, o IB foi de 1,4; em 2017 de 1,0; em 2018 de 1,4 e em 2019 de 1,0.

O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1,0. Levando isso em consideração, o resultado mostra que a cidade encontra-se com bons indicadores de controle e classificada como satisfatória para o controle do mosquito.

A pesquisa foi realizada em todas as regiões da cidade no período de 4 a 22 de janeiro. Os agentes de combate às endemias vistoriaram 17.793 imóveis das 42 áreas urbanas do município.

Das 42 áreas trabalhadas, 23 melhoraram o IB comparado ao ano passado, três mantiveram iguais e 16 pioraram. Sete áreas apresentaram índice maior que 1.

As regiões que apresentaram o maior índice foram as do Cajuru, Vila Mariana I e II, Serrote, Santa Cecília I, Pousada do Vale (2,23); Palmeiras de São José, Parque Industrial (1,77) e Floradas de São José, Vila Letônia, Vila Nair, Vila Luchetti, Vila das Acácias (1,45). Essas áreas já estão sendo trabalhadas pelo CCZ com atividades de arrastão e serão priorizadas em futuras Operações Casa Limpa de combate à dengue.

Ações

A Prefeitura já realizou 14 operações ‘Casa Limpa’ no município. Até o momento foram visitados 37.428 imóveis, totalizando 2.157 quadras em 41 bairros. Ao todo foram recolhidos 32.785 quilos de inservíveis.

Na próxima operação acontecerá nesta quarta-feira (27) no bairro Galo Branco e adjacências, região leste da cidade. Serão visitados 7.026 imóveis divididos em 135 quadras.

O fumacê é um reforço no combate aos pernilongos, principalmente ao Aedes Aegypti. O número de pedidos pelo serviço triplicou neste mês. Em janeiro do ano passado, foram 294 solicitações, todas realizadas. Já neste janeiro, até agora, são 1.001 pedidos, sendo 363 realizados e 638 já programados para as próximas semanas.

Devido ao forte calor e à demanda, a Secretaria de Manutenção da Cidade intensificou as ações de fumacê em mais pontos do município.

São priorizados os locais e áreas com maior demanda. O trabalho de reforço é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Paralelamente às nebulizações, é realizado diariamente um trabalho preventivo com a aplicação de larvicidas nos córregos, rios, charcos, pântanos e locais com água parada na região do centro e nos bairros.

Este tipo de controle biológico é eficaz para controle da proliferação dos pernilongos e mosquitos da dengue, eliminando as larvas e impedindo que se desenvolvam.

Os larvicidas utilizados têm alto efeito residual, o que permite a aplicação em intervalos de até 90 dias sem que percam sua eficácia.

Programação de Reforço

Quarta-feira -27/1/2021

Urbanova - Avenida Falcão Peregrino e Avenida Irerê

Jardim Aquarius Rua Armando de Oliveira Cobra, Avenida Comendador Vicente de Paulo

Quinta-feira, 28/1/2021

Urbanova- Condomínios Recanto da Serra e Solares da Serra

Jardim Aquarius Avenida Cassiano Ricardo

Sexta-feira, 29/1/2021

Urbanova - Altos da Serra IV, Altos da Serra V, Portal da Serra.

Toda semana, a Prefeitura de São José dos Campos divulga o calendário da semana dos trabalhos de controle biológico e fumacê.

É importante destacar que este serviço pode ser solicitado pelo telefone 156.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...