RMVale

Programa 'Mulheres de Peito' chega em Potim

Carreta da mamografia oferece exames gratuitos

Escrito por Meon

27 MAR 2024 - 12H01

Divulgação

A unidade móvel do programa Mulheres de Peito, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), fica na cidade de Potim até 04 de abril. Localizada na Praça Francisco de Assis Galvão, a carreta estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), mediante distribuição de senhas no período da manhã. Durante os dias úteis, serão realizados 50 exames, enquanto aos sábados serão realizados 25.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

A carreta oferece mamografias gratuitas para mulheres com mais de 35 anos, contribuindo para agilidade do diagnóstico e acesso facilitado na cidade e região. Para realizar o exame, as pacientes precisam apresentar documentos específicos: mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico; mulheres de 50 a 69 anos precisam apenas de RG e cartão do SUS.

A mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 73.610 novos casos da doença anualmente no Brasil, sendo esta a principal causa de morte por câncer entre as mulheres.

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), localizado na capital paulista, que emite laudos à distância, disponíveis em até dois dias após o exame. A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo, oferecendo exames de mamografia gratuitos pelo SUS, ampliando o acesso da população à saúde básica. Equipada com tecnologia moderna, cada unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo.

Desde 2014, o projeto já percorreu mais de 300 locais e realizou cerca de 230 mil mamografias, além de ultrassons, biópsias e encaminhamentos para tratamento especializado em unidades estaduais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.