Por Do Meon Em RMVale

PSDB tem dois pré-candidatos a deputado federal na RMVale

20140623_deputados_federal_psdb_sjc

Eduardo Cury e Victória Xavier pré-candidatos pelo PSDB

Arte/Meon

O Diretório Estadual do PSDB vai apresentar na convenção do partido neste domingo (29) outro nome ao pleito de deputado federal pela Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Contra a vontade da executiva regional tucana, a suplente de vereador de São José dos Campos Victória Xavier deve homologar junto com o ex-prefeito Eduardo Cury sua candidatura à Câmara dos Deputados.

"Foi um convite feito pela executiva estadual, por meio do Bruno Covas, pelo presidente estadual do partido, Duarte Nogueira, e pelo presidente estadual da Juventude Tucana, Paulo Mathias. Tinha colocado meu nome à disposição no partido, conversei com todo mundo que me apoia e aí veio, por fim, a confirmação e eu aceitei", conta Victória.

Segundo a pré-candidata, o convite foi uma resposta a um apelo feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que as executivas apresentassem mais candidatos jovens e mais mulheres nessas eleições.

"Seguindo este conselho, convidamos a Victória por considerar que ela tem o perfil para concorrer. Ela teve uma expressividade de votos nas eleições municipais, é uma liderança jovem na região, então é um nome natural, ao nosso ver, para essa eleição", diz o presidente estadual da juventude do PSDB, Paulo Mathias.

Reação
No diretório tucano em São José dos Campos, a notícia não foi bem recebida. "Se queria ser candidata porque não colocou o nome à disposição do partido aqui em São José? Eu acho uma falta de respeito com diretório municipal. Agora cabe a ela tocar a própria candidatura porque não vai ter nenhum apoio nosso", afirma Anderson Farias Ferreira, presidente do PSDB em São José dos Campos.

Ferreira ressalta que os nomes apresentados à executiva estadual foram discutido por mais de seis meses no diretório em São José e na região. "Não fomos informados nem pelo diretório estadual.  Se eles quisessem uma candidatura a mais, poderíamos indicar a Dulce Rita ou o Juvenil e o Alexandre Blanco", destaca.

Victória, contudo, diz que tentou a candidatura pela executiva regional, mas não obteve espaço. "Conversei com a regional e eles fecharam apenas a candidatura do Cury e do [deputado estadual] Hélio Nishimoto. Acham que não temos espaço para mais candidatos, que não temos tanto potencial de voto, mas eu acredito que exista sim. O Cury vai ganhar e ainda tem espaço para outros candidatos", conclui.

Para Mathias, o diretório municipal deve acolher a candidatura de Victória sem retaliações. "Até domingo não existem candidatos. Quando for homologado na convenção os nomes indicados pelo diretório estadual, as executivas municipais com certeza apoiarão os candidatos. Somos um partido".

Juventude
Se a candidatura de Victória Xavier à deputada federal for homologada neste domingo (29), a pré-candidata será a mais jovem a disputar o cargo no Estado de São Paulo. Com 22 anos de idade, a joseense foi eleita suplente de vereador pelo PSDB, em 2012, quando tinha 20 anos, com 1.749 votos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.