Por João Pedro Teles Em RMVale

Reeleito, Padre Afonso Lobato quer Hospital Regional no Vale Histórico

Reeleito para o quarto mandato consecutivo como deputado estadual, Padre Afonso Lobato (PV) promete priorizar a busca de recursos para a Saúde em sua nova jornada na Assembleia Legislativa. O parlamentar promete atenção especial à região do Vale Histórico, para onde quer destinar verbas para criação de um Hospital Regional.

Ainda no tema Saúde, Padre Afonso, que foi reelegeu com 81.837 votos, também promete articulação política para aumentar repasses do SUS (Sistema Único de Saúde) às Santas Casas da região. Mesmo sendo um assunto de esfera federal, o deputado promete que a "briga" está em sua agenda para o próximo mandato.

Em entrevista ao Meon, o deputado afirmou ainda que pretende colaborar na luta contra à crise hídrica na RMVale e ainda culpa as lideranças regionais por não apoiar candidatos da região, promovendo a votação expressiva para 'forasteiros'.

Logo depois de ser eleito, o senhor afirmou que a Saúde será prioridade no novo mandato. O que de efetivo os eleitores podem esperar?
Meu principal compromisso é o de trazer um Hospital Regional para a região do Vale Histórico. São as cidades mais carentes de unidades de saúde da RMVale, com recursos precários e dependendo exclusivamente de outras cidades. Fora isso, também vou me esforçar para ajudar a trazer um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para Taubaté, uma 'novela' que se estende há cinco anos. Outra atitude, embora fora da minha alçada de deputado estadual, é articular politicamente um aumento no repasse do SUS para as Santas Casas da região.

Qual será a sua posição na Assembleia em relação à crise hídrica da bacia do Rio Paraíba do Sul?
Há afluentes do Paraíba do Sul que estão secando. É preciso, além de resolver as questões emergenciais de abastecimento de água, atacar problemas como o assoreamento do rio e a perda sucessiva da mata ciliar. Afinal, tudo isso também impacta negativamente para os reservatórios de água da região.

Para o senhor o que fez com que o eleitorado da região elegesse a metade de deputados estaduais em relação ao último mandato?
A RMVale possui um colégio eleitoral invejável de mais de 1,7 milhão de eleitores e acabou desperdiçando todo esse potencial elegendo uma enxurrada de 'forasteiros'. Esses candidatos não têm compromisso nenhum com a região e aparecem por aqui apenas para conseguir votos. Para mim muitos vereadores e lideranças regionais erraram feio ao apoiar a candidatura de políticos de fora da região. Isso mostra que os interesses de alianças políticas estão acima do compromisso com a população da RMVale.

O senhor também se comprometeu, em sua campanha, a trabalhar por um sistema carcerário mais eficiente. Sendo este um dos maiores problemas do Estado, quais as soluções para problemas como superlotação e violência dentro das unidades prisionais?
Realmente este é um dos piores problemas da região. Minha atuação nesta área vai acontecer em várias frentes. Quero trabalhar pela criação de presídios menores, onde os presos trabalhem e tenham, de fato, oportunidades de recuperação. Outra frente é o repasse de recursos para políticas públicas com âmbito social nas periferias, oferecendo oportunidades para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.