RMVale

República Tcheca negocia compra de aviões com a Embraer

Acordo prevê treinamento para pilotos e técnicos

Escrito por Meon

17 OUT 2023 - 09H22 (Atualizada em 17 OUT 2023 - 10H29)

Embraer/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (17), a Embraer informou que está negociando a venda de dois aviões cargueiros C-390 para a República Tcheca.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

O modelo foi selecionado pelo país europeu como avião de transporte militar.

A República Tcheca pretende adquirir duas aeronaves que ampliarão significativamente sua capacidade de transporte aéreo, permitindo que o Exército da República Tcheca realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios. Além disso, o C-390 Millennium tem menos manutenção quando comparado a outras aeronaves, resultando em maior disponibilidade e menores custos ao longo de seu ciclo de operações.

As negociações entre a República Tcheca e a empresa brasileira já começaram e, além das aeronaves, incluem suporte associado e treinamento completo para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e plano robusto de entrada em operação.

Caso as vendas se concretizem, a República Tcheca se tornará a sexta nação e o quarto país da Otan na Europa a escolher o C-390, já selecionado por países como Portugal, Hungria, Holanda e Áustria.

No Brasil, a frota de C-390 da Força Aérea Brasileira conta com seis aeronaves desde 2019.

Sobre a aeronave

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho.

A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque quanto como receptor, nesse caso recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.