RMVale

Restos mortais de Antoninho da Rocha Marmo são trazidos para São José

Visitação da capela, onde se encontra o jazigo do candidato a santo, está liberada de segunda a sexta; aos finais de semana é necessário agendamento

Escrito por Bruna Oliveira

20 OUT 2021 - 09H02 (Atualizada em 20 OUT 2021 - 09H47)

Divulgação

Os restos mortais de Antoninho da Rocha Marmo, que está em processo de canonização em Roma, foram transferidos do Cemitério da Consolação em São Paulo para a Capela de Nossa Senhora da Saúde, na última terça-feira (19). A capela fica localizada no interior do hospital que leva o nome dele, em São José dos Campos.

Divulgação
Divulgação
Urna com os restos mortais de Antoninho chegam à Capela de Nossa Senhora da Saúde, em São José dos Campos.

A relíquia foi recebida pelas Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada com uma celebração religiosa. As irmãs são responsáveis pela administração do centro de saúde.

“Sempre desejei que todos conhecessem a história de Antoninho, de quem sou devoto desde criança. É uma grande alegria finalmente trazer seus restos mortais para a Capela Nossa Senhora da Saúde, de quem ele era devoto, que abriga o Santíssimo Sacramento e que está localizada ao lado do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, que ele idealizou”, disse o autor do processo de beatificação e canonização de Antoninho, o advogado Alfredo Camargo Penteado Neto.

Parte do pano que revestiu seus restos mortais ficará preservado no túmulo no Cemitério da Consolação, visitado por devotos há 91 anos.


Divulgação
Divulgação
O menino Felipe Souza da Silva, que representou Antoninho na celebração religiosa que recebeu a relíquia, ao lado do jazigo

Sua história

Antoninho da Rocha Marmo nasceu em São Paulo, em 19 de outubro de 1918. Se mudou com os pais para São José dos Campos para tratar da tuberculose, e, devido a isso, a cidade se tornou referência no atendimento dos doentes na época. Morreu devido à doença, aos 12 anos de idade, em 21 de dezembro de 1930.

O menino tinha o desejo de se tornar padre e idealizava um sanatório para atender apenas crianças pobres da cidade, o que veio a acontecer em 1952, no atual Hospital Antoninho da Rocha Marmo. As religiosas do local recebem com frequência relatos de curas atribuídas a Antoninho.

“Antoninho foi um verdadeiro exemplo a ser seguido porque soube nos ensinar os valores humanos e cristãos. Mesmo doente, ele pensou no bem-estar de outras crianças”, disse a Irmã Alessandra Nogueira, administradora do hospital.

Processo de canonização

A beatificação e canonização de Antoninho da Rocha Marmo foi acolhido pela Igreja Católica em 2007, e encontra-se em tramitação na Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano em Roma.

Visitação à Capela e ao Memorial

De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Finais de semana: agendar pelo telefone 12 3797-0777.

Av. Heitor Villa Lobos, 1961 – Jardim Renata – São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Oliveira, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.