RMVale

RM Vale terá 37ºC nos próximos dias

Litoral Norte poderá chegar a 39ºC

Escrito por Meon

15 MAR 2024 - 13H17 (Atualizada em 15 MAR 2024 - 14H08)

Reprodução

A potente onda de calor que tem deixado parte do Brasil sob temperaturas sufocantes deve persistir pelo menos até o fim do verão, em 20 de março.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Durante esta primeira semana de março, entre os dias 11 e 15, os locais mais afetados incluem o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste do estado de São Paulo. Nessas áreas, as temperaturas já atingiram níveis extremos, variando entre 37°C e 40°C, e espera-se que permaneçam elevadas até o término da semana.

Entre os dias 16 e 20 de março o mapa muda um pouco, já que a onda de calor se espalha. A área mais impactada segue para o Sudeste, atingindo todos os estados da região, além do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, explica que a onda de calor é quando a temperatura fica pelo menos cinco graus acima da média, por mais de cinco dias seguidos.O fenômeno é gerado por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.Esse forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil essa semana, vai se mover gradualmente rumo ao Sudeste, estendendo a onda de calor até o fim do verão, no dia 20 de março.

RM Vale e Litoral Norte

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí deve atingir os 37º C no sábado (16), com unidade do ar podendo baixar para 30%. Caraguatatuba tem máxima prevista de 39º C no domingo (17). Não há previsão de chuva para a RM Vale. No Litoral pode haver pancadas de chuva na tarde de domingo, mas à noite o tempo volta a ficar firme. 

Como será o outono 2024

Nos primeiros dias do outono, ainda podemos sentir o calor persistente do verão, mas gradualmente começamos a observar uma alternância entre dias quentes e dias mais frios, especialmente entre meados de abril e maio.

Segundo informações do site Meteored, as chuvas, características do verão, também acompanham essa transição. Enquanto março pode ainda apresentar pancadas típicas de verão, incluindo eventos de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a partir de abril e maio, essas chuvas perdem intensidade e tornam-se menos frequentes.

Climatologicamente, durante o trimestre de outono, as chuvas diminuem substancialmente sobre a região Sudeste, bem como partes do Centro-Oeste, com exceção do norte do estado do Mato Grosso, que se assemelha mais ao clima da região amazônica, registrando altos acumulados de chuva nesse período do ano.

Quanto às temperaturas, durante essa transição do verão para o inverno, podemos experimentar uma sequência de dias quentes seguidos por uma repentina queda de temperatura, com o avanço das frentes frias. No entanto, em termos de temperatura média esperada para o outono em todo o Brasil, prevê-se que permaneça acima do normal nos próximos meses.

Essa tendência é atribuída tanto ao fenômeno do El Niño quanto às altas temperaturas registradas no Atlântico, próximo ao Brasil, influenciando diretamente o clima e mantendo as temperaturas mais elevadas do que o usual para esta época do ano.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.