A RMVale registrou saldo positivo no balanço de empresas abertas e fechadas de janeiro a dezembro do ano passado. Nesses 12 meses, 4.395 empresas foram abertas contra 1.886 fechadas; o saldo positivo é de 2.509. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (1º) pela ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos), com base em números registrados no Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
O resultado é celebrado porque foi registrado num ano em que efeitos da crise agravada pela pandemia ainda foram sentidos em diversos setores. Em comparação com 2020, que teve saldo positivo de 831 empresas, 2021 se saiu muito melhor.
Segundo a ACI de São José, os números sinalizam recuperação da economia, apesar dos reflexos da pandemia, tendência que deve ser seguida em 2022.
Para a presidente da associação, Eliane Maia, o balanço mostra que a economia reagiu após a crise acentuada de 2020. “Os dados mostram também que novos empresários estão surgindo, conseguindo realizar seu sonho de empreender. A pandemia mudou hábitos e impulsionou novas formas de desenvolvimento econômico através da atividade empresarial”, disse Maia.
Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apenas Piquete, das 39 cidades da região, fechou o ano com 204 vagas fechadas. São José dos Campos teve o melhor desempenho, 7.517 postos de trabalho criados, apesar do saldo negativo em dezembro (-1.1130).
Em seguida, vem Taubaté, com 4.025 gerados; Jacareí, com 2.780; Pindamonhangaba, com 2.049; Caçapava, com 1.598 e Caraguatatuba, com 1.440 postos criados.
Ainda conforme o Caged, os setores que mais contrataram em 2021, em todo o país, foram: serviços; com 1.226.026 vagas; Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas, com 643.754 e Indústria geral, com 475.141 vagas;
Homem é condenado a 28 anos de prisão por matar e esquartejar mulher, em São José
Decisão foi tomada em júri popular, nesta quinta (13)
Carnês do IPTU em Jacareí já podem ser emitidos online
Boletos físicos serão entregues até março
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões
Confira as dezenas sorteadas nesta quinta-feira (13)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.