RMVale

Sabesp esclarece suposto golpe envolvendo contas de água "duplicadas" na RMVale

Problema surgiu após período de transição referente ao novo sistema comercial da empresa

Escrito por Matheus Correia

29 OUT 2021 - 13H21 (Atualizada em 29 NOV 2021 - 18H21)

sabesp taubaté

Moradores de São José dos Campos estão reclamando sobre uma cobrança supostamente duplicada da conta de água referente ao mês de outubro por parte da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A empresa esclareceu o caso. 

Joel Ribeiro, morador do município, informou ao Portal Meon que recebeu duas cobranças referentes a contas do mês de outubro. A primeira possuía vencimento no dia 26 de outubro, no valor de R$ 86. A segunda, cobrada no débito automático, tinha vencimento no dia 1º de novembro, no valor de R$ 75.

"Minha conta vencia no dia 1º de todo mês, mas mudaram essa data para o dia 26. Agora, estão cobrando no dia 1º novamente", afirmou Joel.

No ReclameAqui da empresa, também é possível identificar diversas reclamações dos consumidores sobre o mesmo problema. Nas redes sociais, as contas duplicadas chegaram a ser considerada como "golpes", onde um terceiro estaria imprimindo contas falsas.

O que a empresa diz

Procurada pelo Portal Meon, a Sabesp informou que as contas não são falsas. Segundo a empresa, isto ocorre por conta do período de transição referente ao novo sistema comercial.

"Em algumas situações, os clientes podem ter uma conta com vencimento no início do mês e outra no final do mês, mas com períodos de consumo diferentes. Isso não significa que são contas em duplicidade", afirmou a empresa em comunicado.

Ainda segundo o informe, pode ocorrer alteração na data prevista do débito automático por conta da fase de ajustes. De acordo com a empresa, clientes que possuem cadastro atualizado já receberam estas informações em contas anteriores e por SMS.

Algumas informações na conta foram alteradas com a modernização da plataforma, como por exemplo:

• O cliente passa a ser cadastrado por seu CPF ou CNPJ, facilitando por exemplo mudanças de titularidade.

• Onde era informado o número do RGI, passa a constar o número do Fornecimento, que será a nova forma de identificar a ligação e o cliente.

Caso o consumidor ainda suspeite de um possível golpe envolvendo uma conta falsa, ele pode consultar e confirmar todas as informações de suas cobranças no site https://agenciavirtual.sabesp.com.br/



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Por Matheus Correia, em RMVale

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