Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Sabesp pode ter que ressarcir população por falta de água em S. José

20140707_adutora_sabesp_flavio_pereira_9_de_10

Sabesp faz manutenção em adutora rompida em São José dos Campos

Flávio Pereira/Meon

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) vai investigar o que causou o rompimento da adutora e deixou São José dos Campos sem água neste final de semana. Em bairros da região periférica o desabastecimento continuava nesta segunda-feira (7). 

A agência foi acionada pela prefeitura que pede que seja aberto um procedimento administrativo para averiguar as causas do problema, quantas pessoas foram afetadas, quais providências a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tomou para restabelecer o serviço, entre outros detalhes do desabastecimento na cidade.

 A Arsesp também vai verificar se há desdobramentos após o rompimento da adutora, como bairros em situação precária de abastecimento, ou ainda problemas com a coloração, cheiro ou sabor da água que chegou às residências, após o desabastecimento.

Segundo a Secretaria de Obras de São José, o procedimento é padrão. A pasta informa que é a agência quem vai verificar se houve ou não negligência por parte da Sabesp no caso e se cabe alguma multa ou ação de ressarcimento à população.

Fiscalização
“Nós entramos em contato com a Sabesp, recebemos as justificativas da concessionária sobre o ocorrido e não temos, até o momento, nenhuma informação que contraponha o que foi alegado por eles. Estamos, porém,  fazendo a nossa parte, notificando oficialmente a Arsesp sobre o ocorrido. Agora, cabe à agência apresentar um relatório completo sobre o caso e, posteriormente, vai ser a própria Arsesp que vai decidir se é necessária a aplicação de alguma penalidade à Sabesp”, afirma Renê Mina Vernice, diretor de Concessionárias de Secretaria de Obras.

A diretoria de concessionária fiscaliza a execução do contrato entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Sabesp, assim como a realização de pequenos serviços de manutenção e ampliações nas redes de água e esgoto.

De acordo com a prefeitura, a Sabesp já foi notificada sobre o procedimento. Procurada pelo Meon, até o fechamento desta reportagem, a Arsep ainda não havia se manifestado sobre o caso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.